segunda-feira, novembro 20, 2017

ESTUDOS CIENTÍFICOS APONTAM PARA A EVENTUALIDADE DA IMORTALIDADE DA ALMA

O estudo científico da consciência segue actualmente um caminho cada vez mais complexo e há já possibilidades cientificamente estudadas de que este elemento decisivo da condição humana - e animal, talvez... - continue a existir depois da morte do corpo que a alberga. Efectivamente, o físico matemático da Universidade de Oxford, Roger Penrose, juntamwnte com o dr. Stuart Hameroff, emérito do Departamento de Anestesiologia e Psicologia e director do Centro de Estudos de Consciência da Universidade de Arizona, Tucson, EUA, têm estado a trabalhar desde 1996 numa teoria quântica da consciência, segundo a qual as almas estão contidas em estruturas denominadas microtúbulos, que vivem nas células cerebrais. As experiências da consciência são resultado dos efeitos da gravidade quântica nos microtúbulos, processo a que os autores chamam «redução objectiva orquestrada» (Orch-OR). A comunicação entre neurónios mediante a secreção de neurotransmissores realiza-se através de vesículas sinápticas distribuídas ao longo dos seus axónios (parte do neurónio responsável pela condução dos impulsos eléctricos que partem do corpo celular, até outro local mais distante, como um músculo ou outro neurónio). Este citoesqueleto dos neurónios joga um papel-chave na dinâmica destas vesículas. Penrose e Hameroff propõem que os microtúbulos, que são as unidades mais pequenas do citoesqueleto, actuam como canais para a transferência de informação quântica responsável pela consciência.
Actualmente a ciência dominante considera a consciência tendo emergido dos organismos biológicos durante a evolução. A teria Orch-OR, por seu turno, afirma que a consciência é na verdade uma característica intrínseca da acção de um universo não computável. 
Uma reportagem publicada no jornal Daily Mail diz que numa experiência próxima da morte os microtúbulos perdem o seu estado quântico mas a informação neles guardada não se destrói, o que significa que a alma não morre mas em vez disso retorna ao universo. Num documentário emitido no canal televisivo norte-americano Science intitulado «Through the wormhole» («Pelo buraco de minhoca»), Hameroff explica isto mesmo e acrescenta: «se o paciente for ressuscitado, esta informação quântica pode retornar aos microtúbulos e o paciente diz "Tive uma experiência de quase-morte."» Se o paciente morrer, continua o autor, «é possível que esta informação quântica exista fora do corpo indefinidamente, como alma.» O americano diz também que o papel da física quântica nos processos biológicos envolvidos na navegação dos pássaros pode ajudar a confirmar esta teoria.
Outro autor, o Dr. Rick Strassman, norte-americano, sustenta actualmente que a entrada da alma no corpo humano produz-se através da glândula pineal.
*
Fontes: 
 - http://www.xn--revistaaocero-pkb.com/secciones/mundo-futuro-nueva-conciencia/cientificos-demuestran-alma-no-muere-sino-vuelve-al-universo - http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1571064513001188
http://www.xn--revistaaocero-pkb.com/secciones/espiritualidad-creencias/consciencia-mas-alla-vida