segunda-feira, novembro 20, 2017

CHINA DERRETE NEVE NO TIBETE PARA AGRADAR AOS SOLDADOS CHINESES...

A China usará energia solar para derreter o pergelissolo em Nagqu, cidade com o clima quase polar na região autónoma do Tibete, para crescimento de árvores na região.
Nagqu é conhecida pela sua flora e fauna extremamente diversas, mas o frio intenso explica a falta de árvores na região.
De acordo com um artigo do PLA Daily (jornal oficial do Exército de libertação Popular), a falta de árvores está causando colapsos mentais nos militares chineses que estão instalados na cidade. Quando os soldados de Nagqu viajam a Lahsa — capital do Tibete — supostamente abraçam árvores assim que chegam, informou o jornal chinês South China Morning Post.
O novo projecto da China, que prevê uso de energia solar para possibilitar o cultivo de áreas florestais em Nagqu, ignora o clima local e as necessidades da sua flora e fauna; o importante é tornar a paisagem mais confortável para os seus soldados. Porém, muitos especialistas falam sobre o custo exorbitante para a realização da ideia e os possíveis efeitos negativos para a natureza.
"Alguns funcionários estariam a fazer isso para agradar ao presidente, mas a maioria dos cientistas está preocupada com o projecto", disse um pesquisador anónimo ao South China Morning Post.
Trabalhadores já instalaram painéis solares em campos alpinos para transformar raios do Sol em electricidade, fazendo com que uma rede de aquecimento de fios de cobre derreta o solo constantemente congelado, permitindo o possível crescimento de árvores.
Segundo dados científicos, o uso de painéis solares para funcionamento de redes de aquecimento permitiu cultivo de árvores tais como abeto, cipreste e pinheiros numa área maior do que 30 estádios desportivos. No entanto, o custo total do projecto pode chegar a perto de dez milhões de euros.
"Estas podem ser as árvores mais caras do mundo", afirmou outro cientista.
O projecto também pode prejudicar a delicada balança ecológica da região, pois as árvores artificialmente criadas drenarão os recursos de água da zona, assim como mudarão o habitat dos animais locais.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201711209879529-china-arvores-tibete-alegria-soldados/

* * *

Em suma, uma potência ocupante arrisca causar danos graves ao meio ambiente da Nação ocupada só para satisfazer os seus próprios soldados. A violação é dupla. Espera-se um coro de protestos indignados a nível mundial... ou talvez não...