sábado, agosto 26, 2017

DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE FEMININA

«A 26 de Agosto celebra-se o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de Agosto de 1789, em França. Esta data celebra as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros. O dia foi criado para celebrar a igualdade de géneros e no intuito de se reflectir e agir no combate à desigualdade, para se obter a plena igualdade entre homens e mulheres.
As mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas, como o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino, e na vida política, entre outros, mas ainda existem muitas situações a melhorar, como a igualdade salarial e o fim da violência perpetrada contra a mulher.
(...)»
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-igualdade-feminina/

* * *

Trata-se portanto de mais um luxo civilizacional europeu, no espírito autenticamente ocidental - o da defesa e promoção da dignidade dos mais desfavorecidos ou menos privilegiados pela força material. Este é o motivo pelo qual o Ocidente constitui a civilização em que as mulheres mais direitos alcançaram, tanto quanto se sabe.