sexta-feira, agosto 25, 2017

EVENTUALIDADE DE BALÁZIO NO COIRAME PARA QUEM EM VENEZA GRITAR «ALLAH AKBAR»

O presidente da câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, provocou polémica nesta semana ao explicar como as forças locais irão lidar com qualquer terrorista em potencial que aparecer na cidade italiana, prometendo mandar para os braços de Alá todos aqueles que forem considerados suspeitos pelas forças locais.
"Se alguém correr na praça de São Marcos e gritar 'Allahu Akbar', em quatro passos, nós abatemos", afirmou o político ao participar de um grande evento católico em Rimini, na região da Emília-Romanha, na última terça-feira. "Ao contrário de Barcelona, onde eles não providenciaram protecção, nós mantemos a nossa guarda", acrescentou, referindo-se ao recente atropelamento em massa realizado por um jovem extremista em Espanha. 
Relembrando o caso de supostos jihadistas do Kosovo que foram detidos na Itália em Março, por suspeitas de planearem um ataque terrorista em Veneza, Brugnaro disse: 
"Em Veneza, prendemos quatro terroristas que queriam explodir a Ponte Rialto, alegando que queriam encontrar Alá. Vamos mandá-los para Alá antes que possam fazer algum mal."
As declarações do presidente da câmara foram feitas no contexto de um desejo da parte dos Europeus para que as autoridades do continente endureçam o combate aos suspeitos de ligação com grupos islâmicos extremistas, mesmo que para isso tenham de alterar protocolos considerados por eles muito politicamente correctos. 
Apesar do discurso de Luigi Brugnaro sobre o "Allahu akbar", que associa a frase à iminência de um acto terrorista, essa expressão, que significa "Alá é o maior", é utilizada por seguidores do islamismo em diversas situações do seu quotidiano, inclusivamente nas cinco orações obrigatórias diárias que fazem. 
Como se já não houvesse polémica suficiente, o autarca de Florença, Dario Nardella, decidiu brincar com as ameaças feitas pelo seu colega. Testando a paciência de Brugnaro, gritou as palavras proibidas. Já que não estava na praça de São Marcos, Nardella sobreviveu.
De acordo com o Pew Research Center, Itália tem uma das maiores populações muçulmanas da Europa, tendo ocupado, nos últimos anos, o quarto lugar no ranking em números absolutos, atrás de Alemanha, França e Reino Unido. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201708249189663-ataque-terrorista-italia/

* * *

Felizmente que há quem saiba que com a segurança dos Europeus não se brinca nem se facilita.