quinta-feira, fevereiro 09, 2017

CULTO À MAIOR DAS DIVINDADES NO CENTRO DA EUROPA


Imagem de celebração religiosa a 2 de Fevereiro em honra de Perkunas, Deus do Raio, algures na Lituânia, centro geográfico da Europa (não, não fica na chamada «Europa Central»), nação cuja língua é a mais «puramente ariana» de entre as línguas vivas do planeta. 
Excertos, a itálico, do texto da notícia, (mal) traduzida a partir do Google: http://romuva.lt/panevezyje-pamineta-perkuno-diena/
(...)
Vaidila Laimutis Vasilievich convidou os participantes para junto do fogo do altar para aí realizar rituais de sacrifício aos Deuses pelo ano anterior e pelo que está a vir.
"Agradecemos à Deusa Gabija o patrocínio das nossas famílias, (...) seus próprios desejos e desejos para o outro. Ao Deus do Trovão (...) sacrificado machados de pedra, antes de comungar (?) em sua própria gratidão calor. Pedimos a força e protecção do Trovão. À Deusa Žemynai sacrificamos pão, para Lhe agradecer a Sua riqueza (...). Todos nós compartilhamos uma fatia de pão, (...)
(...)
«Sentimos que com a gente ao longo da noite estiveram os fantasmas ancestrais, dvaselės naturais, e talvez o maior Trovão».

Outro local em que esta celebração lituana foi levada a cabo: http://romuva.lt/pusiauziemis-subure-romuvos-jaunima/

É curiosa a referência no ritual do texto mais acima a Gabija, Deusa do Fogo do Lar, exacta equivalente da latina Vesta e da helénica Héstia, referida em todos os rituais romanos.
É particularmente interessante, acrescento, que esta festividade em honra de Perkunas coincida, na data, com a do «Homem da Maça» em Portugal, que, como foi aqui referido há uma semana, pode bem constituir um resquício folclórico do culto a um Deus da Maça/Maço/Martelo, figura de primeira grandeza nos panteões indo-europeus - Perun, Tor, Hercules - e que na Lusitânia-Galécia poderia eventualmente ter tido o nome de Larauco e/ou Reve.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo postei essa noticia errada ontem, então estou postado ela correta.
http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-02-08-Vila-hungura-quer-receberimigrantes.-Mas-so-brancos-e-cristaos

Outra noticia sobre o assunto em inglês.
http://www.ibtimes.co.uk/anti-islam-hungrian-village-says-white-nationalists-across-europe-welcome-1605269

9 de fevereiro de 2017 às 19:55:00 WET  
Anonymous Arauto said...

Uma notícia com o seu interesse, Caturo:

https://www.publico.pt/2017/02/09/sociedade/noticia/multidiscriminacao-passa-a-ser-factor-de-avaliacao-em-nova-lei-1761495

10 de fevereiro de 2017 às 01:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home