quarta-feira, fevereiro 08, 2017

APOIO À INDEPENDÊNCIA ESCOCESA AUMENTA...

«Saor Alba!» ou «Libertai a Escócia!» dito na língua céltica escocesa, o Goidélico ou Gaélico escocês

Foi em 2014 que a Escócia foi a referendo: O ‘não’ à independência venceu, com 55,3% dos votos contra 44,7% que estavam a favor da saída. Mas o tema parece ainda não ter saído da ordem do dia.
A sondagem mais recente da BMG, de que a Reuters dá conta, mostra que o apoio entre escoceses à independência da Escócia aumentou desde o Brexit.
Neste momento, a diferença é marginal: 49% apoiam a independência, contra 51% que ‘torcem o nariz’ à ideia. Ainda assim, verifica-se uma subida de três pontos percentuais a favor da independência, relativamente à sondagem anterior da mesma empresa.
Recorde-se que, apesar de o ‘sim’ ao Brexit ter vencido, no referendo do último ano, houve várias partes do Reino Unido onde venceu o ‘não’ à saída da União Europeia. É o caso da Escócia, uma situação que tem levado a primeira-ministra Nicola Sturgeon a manter intensas negociações com a homóloga britânica, Theresa May.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/737675/apos-brexit-apoio-a-independencia-da-escocia-aumentou-divisao-e-notoria

* * *

A pouco e pouco o Nacionalismo avança, inexorável, por uma razão ou por outra, por todos os pretextos do mundo - porque acima de tudo está sempre o apelo tribal, pelo menos enquanto houver tribo.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2017/02/07/escocia-rejeita-plano-de-theresa-may-para-o-brexit

8 de fevereiro de 2017 às 15:01:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home