quarta-feira, dezembro 14, 2016

EM ITÁLIA - PADRE DECIDE NÃO COLOCAR PRESÉPIO EM CEMITÉRIO PARA NÃO OFENDER MUÇULMANOS

Na cidade norte-italiana de Cremona, um padre, Fr. Sante Braggiè, causou polémica ao anunciar que este ano não haveria nenhum presépio no cemitério local para assim não ofender muçulmanos e ateus. O sacerdote explicou assim a sua decisão: «Um pequeno canto do cemitério está reservado a campas de muçulmanos. Um presépio posicionado à vista disso pode parecer uma falta de respeito pelos seguidores de outros credos, ferir as sensibilidades dos muçulmanos, bem como dos indianos e até de ateus.»
Outro motivo para o cemitério não ter um berço de JC é, diz ele, a falta de trabalhadores concelhios para tratar disso.
O predecessor deste padre, Fr. Oreste Mori, criticou esta decisão, mostrando-se incrédulo: «Não podemos renunciar à nossa cultura e tradições. Isso seria uma fraqueza imperdoável. Estou, até ver pelo menos, em Itália, não na Arábia Saudita.»
Quem também comentou desfavoravelmente a atitude de Fr. Sante Braggiè foi a vereadora Cristina Cappellini: «Espero que Fr. Sante Braggiè mude de ideias e peça desculpa à comunidade.» O líder local do partido nacionalista Lega Nord, Pietro Burgazzi, comentou por seu turno: «Espero que a decisão de não colocar um presépio não tenha sido ideológica, mas ao ouvir as críticas parece que foi. Quero realçar a importância do presépio como sinal de testemunha da presença cristã, que é sempre apreciada pela população de Cremona.»
*
Fonte: http://www.breitbart.com/london/2016/12/12/nativity-scene-offend-muslims-priest-says/