terça-feira, dezembro 13, 2016

DEPUTADOS INDEPENDENTISTAS CATALÃES RASGAM FOTOGRAFIA DO REI DE ESPANHA


Seis deputados da Candidatura de Unidade Popular (CUP), um partido independentista de Extrema-Esquerda da Catalunha, rasgaram esta segunda-feira fotos do Rei Felipe VI, de Espanha.
O ato decorreu no interior do edifício do Parlamento catalão e pretendia expressar solidariedade a três jovens detidos pela polícia espanhola, por ordem judicial, depois de terem faltado à presença perante a Audiência Nacional, o tribunal onde são julgados casos de delitos contra a Coroa ou membros do Governo.
Os detidos faziam parte de um grupo de cinco, que na última Diada, a 11 de Setembro, o dia da celebração da Catalunha, queimaram fotos do monarca espanhol.
Os independentistas da CUP exigem ainda a demissão do secretário do interior da Catalunha, Jordi Jané, “por não estar à altura do conflito democrático excepcional que se vive”, acusam. “Nem o Governo nem o secretário acabarão com o referendo (de independência)”, afirmou Mireia Vehi, uma das deputadas da CUP, antes de rasgar uma foto de Felipe VI.
O protesto teve eco similar noutros municípios catalães e para estar terça-feira há mais protestos anunciados, numa altura em que o Governo da Catalunha se prepara para votar o orçamento de 2017, para o qual necessita dos votos da CUP.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/12/12/deputados-catalaes-rasgam-fotos-do-rei-felipe-vi-de-espanha   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Estão de parabéns, ousam muito, se calhar demasiado, na verdadeira defesa da sua soberania nacional. Qualquer que seja o seu verdadeiro propósito final, para já mostram-se exemplares - talvez arriscando demais - na promoção do nacionalismo catalão. O resto logo se vê. 

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto pode abrir um precedente perigoso: a seguir, podem ser os Açores, a Madeira e sabe-se lá o quê mais...

13 de dezembro de 2016 às 23:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

De modo e espécie alguma. Açores e Madeira são apenas regiões - a Catalunha não é apenas uma região, é uma Nação. É como Portugal seria se tivesse perdido a guerra da independência a partir de 1640. Os nacionalistas independentistas catalães merecem por isso, enquanto independentistas, toda a solidariedade dos nacionalistas portugueses.

14 de dezembro de 2016 às 00:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Só é pena que todas essas senhoras sejam umas grandes traidoras em relação a aspectos MUITÍSSIMO IMPORTANTES leia-se: "Lutam pela Catalunha Independente" mas são contra a raça branca e contra o homem branco. Lutam pela "Catalunha independente" mas são pró miscigenação ou pelo menos fingem que são. Lutam pela "Catalunha Independente" e dizem-se feministas libertárias blabla mas se for preciso tecem comentários islamofolos e simpatia pelas burkas.

Mais importante que as fronteiras territoriais entre Castela e Catalunha é a sobrevivência étnica e a resistência á entrada de certos povos, e essas senhoras nunca tiveram a coragem e ombridade (mesmo sendo mulheres) de lutar a favor dessa resistência, antes pelo contrário! não têm pudor nenhum em criticar fortemente, quando não insultar e até agredir (se puderem) os homens que lutam pela sobrevivência dos povos indo-europeus e civilização por eles inventada e promovida.

15 de dezembro de 2016 às 20:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Estás talvez a esticar-te um bocado ao presumires que elas defendem isso tudo que disseste só porque são de um partido de Esquerda.

16 de dezembro de 2016 às 05:49:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home