terça-feira, dezembro 13, 2016

NA HOLANDA - PARTIDO DA LIBERDADE SOBE NAS SONDAGENS APÓS A CONDENAÇÃO DE WILDERS EM TRIBUNAL

Na Holanda, uma sondagem realizada pelo Maurice de Hond Institute indica que o Partido da Liberdade  (Partij voor de Vrijheid - PVV) subiu nas intenções de voto depois da condenação em tribunal do seu líder, Geert Wilders, acusado de incitação à discriminação (contra os Marroquinos). 
Em Outubro, a sondagem dava-lhe vinte e sete lugares no parlamento. Durante o julgamento, subiu para trinta e quatro lugares. De acordo com os dados mais recentes, se a eleição agendada para Março de 2017 se realizasse hoje, o PVV alcançaria trinta e seis lugares, num parlamento de cento e cinquenta, tornando este partido o mais forte da Holanda, numa posição muito superior à actual, em que tem apenas doze lugares. O partido do governo, o dos Liberais, dirigido pelo primeiro-ministro Mark Rutte, que está com quarenta lugares, ficava com vinte e três lugares; o seu parceiro de coligação, o Partido Trabalhista (PvDA), actualmente com trinta e cinco lugares, ficaria com dez.
A popularidade de Wilders continua assim a crescer a olhos vistos, ganhando terreno nos círculos liberais e até para além disso, entre gente que normalmente não votaria num partido de Direita, mas que estão atentas à problemática do Islão no país.
Wilders ganha também na classe trabalhadora; e o discurso anti-Bruxelas também lhe rende votos, em locais como como Volendan, onde as quotas de pesca são muito polémicas.
Os críticos vêem a fórmula de sucesso do PVV como um discurso anti-sistema e uma luta pelos valores liberais. É de facto assim que Wilders apresenta o seu partido, como um movimento de Direita anti-sistema que deu a vitória ao Brexit e fez a força eleitoral dos «blue-collars» (colarinhos azuis, isto é, a classe trabalhadora) que votou em Trump. O seu programa eleitoral, de uma só página, divulgado em Agosto, é intitulado «A Holanda é nossa outra vez» e apela ao encerramento de todas as mesquitas e escolas islâmicas do país, à proibição do Alcorão e ao fim da imigração oriunda de países muçulmanos.
*
Fonte: https://www.rt.com/news/369981-dutch-wilders-islam-polls/

* * *

Wilders sabe bem o que está a fazer. Neste momento é dos políticos mais úteis ao movimento anti-imigração europeu. Consegue assumir o papel de «Robin dos Bosques» ideológico, defendendo o povo contra a arrogância «multiculturalista» da elite reinante. Constitui por isso um exemplo claro de como a Democracia é uma aliada natural do Nacionalismo.