segunda-feira, novembro 07, 2016

SUPER LUA EM NOVEMBRO


Segundo as contas feitas pelo El Mundo, a Lua nunca esteve tão próxima da terra desde 1948. Neste 14 de Novembro, vamos poder vê-la 14% maior e 30% mais luminosa. Só voltará a estar tão próxima da Terra em 2034.
Mas se, por alguma razão, não conseguir presenciar o fenómeno, não desanime. Como lembra o Observatório Astronómico de Lisboa, neste Outono todas as Luas Cheias são Super Luas. A primeira foi a 16 de Outubro, a próxima vai ser a 14 de Novembro e a de Dezembro calha também no dia 14.
Mas o que é afinal uma Super Lua? O Observatório explica: "Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas. Segundo esta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes".
Uma vez que a lua fica próxima do horizonte, parece maior. Mas isso... é apenas uma ilusão de óptica.
*
Fonte: http://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/nao-desperdice-a-proxima-super-lua-saiba-porque-5476699.html

* *

(...)
A Super-Lua de Dezembro se tornará muito interessante porque a luz brilhante da Lua, segundo cálculos de astrónomos da NASA, irá ofuscar a chuva meteórica das Gemínidas, que deverá iluminar o céu nocturno na segunda semana de Dezembro.  Por esta razão, os apreciadores da observação de corpos celestes não poderão admirar estes "fogos de artificio" brilhantes.
*

Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201611076740186-superlua-nasce-novembro-dezembro/

* * *

Calha bem, que Novembro é precisamente o mês consagrado a Diana, Deusa Lunar...