domingo, novembro 06, 2016

ÁUSTRIA AVISA SOBRE EVENTUAL FIM DE ACORDO ENTRE UE E TURQUIA A RESPEITO DOS ALEGADOS REFUGIADOS

De acordo com o governo austríaco, o acordo fechado entre a União Europeia (UE) e a Turquia para conter o grande afluxo de refugiados em direcção ao continente europeu pode estar perto do fim. Em entrevista ao jornal alemão Bild, o ministro da Defesa em Viena, Hans Peter Doskozil, declarou neste sábado (05/11) que o bloco deve-se preparar para tal cenário.
"Eu sempre disse que o acordo UE-Turquia só deveria funcionar como uma transição até que a UE fosse capaz de proteger eficazmente as suas fronteiras externas, contendo assim o fluxo de refugiados", disse Doskozil ao jornal.
De acordo com o Bild, o ministro social-democrata convidou os colegas de pasta de países da Europa Central para discutir, nesta segunda e terça-feira, a crise migratória, tendo em conta a recente onda de prisões na Turquia.
"Queremos enviar um sinal claro de que estamos a preparar-nos para que a Turquia rescinda completamente o acordo", declarou Doskozil. Segundo ele, o objectivo prioritário da UE é reduzir o número de refugiados que chegam ao continente.
Há apenas dois dias, o ministro do Exterior turco, Mevlüt Cavusoglu, ameaçou novamente anular o acordo antes do fim do ano se a exigência da isenção de vistos para cidadãos turcos na UE não for atendida em breve.
O ministro austríaco disse ver a Turquia "caminhando directamente em direcção a uma ditadura". Doskozil exortou a liderança política em Ancara a cuidar de seus próprios problemas. "Não mais nos deixaremos ameaçar", acrescentou.
*
Fonte: http://www.dw.com/pt-br/%C3%A1ustria-sinaliza-fim-de-pacto-migrat%C3%B3rio-ue-turquia/a-36276848

* * *

O que fará o governo austríaco roncar tanto de grosso - e bem - contra a Turquia? «Se calhar» é a necessidade de mostrar ao povinho que o governo austríaco está contra a imigração e contra a entrada maciça de refugiados, portanto não é preciso votar na Extrema-Direita... efectivamente, os Nacionalistas estão em vias de ganhar eleições neste país e a elite tem medo disso, logo, trata de «tranquilizar» o povo, procurando fazer crer que não é preciso votar no Nacionalismo para proteger a Nação...
Esta postura da Áustria, muito correcta sem margem para dúvidas, é pois um fruto da Democracia - a Democracia (poder do povo) constitui uma aliada natural do Nacionalismo, porque o Nacionalismo mais não é do que a pulsão da Estirpe em forma organizada, o que significa que quanto mais democrática for a sociedade, mais vêm ao de cima os mais genuínos interesses populares, as mais autênticas vontades do povo, que são, visceralmente, nacionalistas: «Nós acima de todos» é o lema natural de qualquer Povo.