sábado, novembro 05, 2016

CURDOS MANIFESTAM-SE NA EUROPA CONTRA ERDOGAN

Milhares de curdos marcharam neste sábado (5) em várias cidades europeias, principalmente em Colónia, na Alemanha, para protestar contra o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, após a prisão de políticos pró-curdos e jornalistas da oposição.
Enquanto isso, a polícia turca dispersou com gás lacrimogéneo e canhões de água centenas de manifestantes que protestavam em Istambul pelas mesmas razões.
Na sexta-feira, a Turquia prendeu dois líderes e vários deputados do HDP, principal partido curdo no país. A notícia foi recebida com preocupação no exterior. Além disso, nove funcionários do principal jornal da oposição turca, Cumhuriyet, foram colocados sob custódia neste sábado.
A maior manifestação foi realizada em Colónia, onde cerca de 6.500 participantes marcharam pacificamente no centro da cidade, segundo a polícia. Muitas pessoas levaram bandeiras e cartazes de apoio ao HPD, bem como retratos dos presos, inclusive do jovem co-presidente do HDP, Selahattin Demirtas.
​Em Stuttgart, cerca de 2.000 pessoas participaram numa manifestação semelhante. Em Bremen, foram cerca de 1.200, de acordo com a agência alemã DPA.
A Alemanha tem a maior comunidade curda na Europa, com cerca de um milhão de pessoas, mas também a maior diáspora turca no mundo, o que ameaça importar para o solo alemão as tensões entre as duas comunidades, alimentadas pela política repressiva de Erdogan na Turquia.
Na França, cerca de 2.000 manifestantes marcharam no centro de Paris, segundo a polícia. Várias organizações de esquerda, incluindo o Partido Comunista e do Partido de Esquerda, apoiaram a demonstração.
Havia ainda cerca de 800 pessoas em Rennes e 300 em Marselha. Na Bélgica, cerca de 300 curdos protestaram em Bruxelas no período da tarde em frente à Estação Central, de acordo com a agência Belga.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201611056732940-curdos-protestos-erdogan/