quarta-feira, setembro 14, 2016

SURGE PROJECTO DE LEI PARA QUE FAMÍLIAS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NÃO POSSAM SER DISCRIMINADAS POR SENHORIOS

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) apresentou nesta terça-feira no Parlamento um projecto de lei que proíbe que os senhorios impeçam o arrendamento de casas a famílias que tenham animais de estimação. O objectivo, diz o partido na exposição de motivos da iniciativa, é promover a igualdade, tendo em conta que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
O diploma defende que “ninguém pode ser discriminado por possuir animais de companhia, no que diz respeito à celebração de contrato de arrendamento, desde que a detenção dos mesmos cumpra todos os requisitos legais”. E concretiza: “Caso se verifique alguma cláusula contratual em contrato de arrendamento que proceda à proibição de posse de animais de companhia no locado, em desrespeito pelo número anterior do presente artigo, é considerada cláusula contratual nula.”
Para o PAN, “não faz qualquer sentido permitir que os senhorios, de forma abusiva, proíbam os inquilinos de fazer o uso pleno da casa arrendada e de manter os seus animais de companhia consigo”, explica o deputado André Silva no texto da iniciativa.
Outra das ideias subjacentes ao projecto de lei agora apresentado é reduzir o abandono de animais, que muitas vezes são deixados à sua sorte ou entregues a canis por famílias que, por motivos vários — ou “porque o rendimento familiar sofreu alterações, ou porque se toma a decisão de viver numa zona geográfica diferente” — não têm alternativa à mudança de casa.
Além disso, descreve ainda o PAN, “uma das obrigações do locador é precisamente permitir o gozo da coisa ao locatário, o que nestes casos em particular não acontece”. “A pessoa vê-se coagida a abdicar de um ser que considera parte da sua família para conseguir assegurar um tecto a si próprio e aos restantes familiares.”
*
Fonte: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/nao-consegue-arrendar-casa-por-ter-animais-consigo-o-pan-quer-acabar-com-isso-1744020

* * *

Mais uma boa iniciativa do PAN, que entretanto se cala sobre os talhos halal e kosher nos quais se matam animais de forma notoriamente cruel, uma vez que os ritos muçulmano e judaico proíbem a anestesia do gado antes do seu abate.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente projecto para um gajo ouvir o ladrar dos cães de noite e de dia.

14 de setembro de 2016 às 20:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mijam e cagam à entrada da porta do prédio e em toda a volta do prédio e nos portões das garagens, dentro do prédio e nos elevadores, e uivam desalmadamente de dia e de noite de 2 em 2 segundos. "boa iniciativa"? NOT.

15 de setembro de 2016 às 18:15:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home