quarta-feira, setembro 14, 2016

VETERINÁRIO DENUNCIA JORNAL «PÚBLICO» POR BRANQUEAR CRUELDADE NA TAUROMAQUIA

A propósito deste artigo publicado no Jornal Público https://www.publico.pt/temas/jornal/ser-forcado-e-ser-forcado-27040004 a louvar a actuação dos forcados nas touradas, o Médico Veterinário Dr. Vasco Reis *** (atenção que não é um veterinário com diploma tirado aos fins-de-semana!) escreveu este texto que diz tudo da cobardia extrema,destes que são os maiores carrascos dos Touros.
(...)
Excelências do PÚBLICO!, 
Acrescento que a intervenção dos forcados deve ser completamente desaprovada por se tratar de maltrato animal/ violência exercida sobre bovinos inocentes, os quais como "preparação" para a pega, acabaram de ser ludibriados, esgotados, feridos, sangrados por arpões espetados por cavaleiros tauromáquicos, subjugando e obrigando as suas montadas a transportá-los para os ataques contra o touro, com a finalidade de o enfraquecer extremamente, facilitando assim a pega. 
Este touro pegado pelos forcados, tinha sido recentemente arrancado ao campo, violentamente empurrado e impulsionado por aguilhão eléctrico, metido e apertado em espaços exíguos, transportado em pânico, claustrofobia, luta, suportando maus tratos, privações, corte da extremidade dos cornos (de tal maneira stressante e doloroso, que alguns morrem durante essa intervenção), confinado suportando durante horas, altas temperaturas sob o sol do Verão, o que o desidrata, aflige e enfraquece.
Depois da lide e da pega, o touro é imobilizado com cordas à volta dos cornos, para que as bandarilhas lhe sejam arrancadas violentamente com ajuda de cortes sem qualquer anestesia. 
A seguir são impelidos com aguilhão eléctrico, ao que reagem com os berros que se escutam ao longo deste cruel espectáculo. 
Até que o abate violento o liberte do esgotamento, da intoxicação metabólica, da desidratação, do sofrimento físico e anímico, das dores e da febre, ainda terá de suportar durante uns dias alguns maus tratos, transportes, contenção. 
Por estas e por outras, considero vergonhosa para o PÚBLICO a apresentação da condição de forcado como algo de admirável. 
O artigo desperta, certamente, comentários falaciosos e disparatados sobre o diminuto ou ausente sofrimento de touros e cavalos, mais ou menos baseados em estudos pseudo-científicos, mas que servem para " branquear" a tortura. 
Das duas, uma: ou se trata de ignorância, ou de mentira consciente. 
Considero que, através deste artigo, o "Público" prestou um mau serviço à informação e marcou muitos pontos negativos. 
Com os melhores cumprimentos 
Vasco Reis, Aljezur» 
Texto publicado em 9/9/2016, aqui: https://www.facebook.com/vmmreis?fref=ts
*
Fonte: http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/o-sofrimento-de-um-touro-diagnosticado-677391