quarta-feira, setembro 14, 2016

ÍNDIA EM EXERCÍCIOS MILITARES SEPARADOS COM RÚSSIA E EUA

Divulgada data de realização dos exercícios militares russo-indianos Indra 2016.
De acordo com uma fonte anónima no Ministério da Defesa da Índia, os treinamentos terão lugar no Extremo Oriente russo entre 22 de Setembro e 2 de Outubro. A informação foi divulgada pela agência de notícias russa RIA Novosti. "Os exercícios estão previstas para 22 de Setembro — 2 de Outubro. De ambos os lados participarão 250 militares," declarou.
Inicialmente, os Indra 2016 deveriam ser realizados nos finais de Agosto – início de Setembro, mas, por acordo entre as partes, as datas foram um pouco adiadas.
Os treinamentos Indra estão sendo realizados desde 2003 e incluem exercícios de tiro, lançamento de mísseis, operações anti-submarino, treinamento de unidades de defesa aérea, operações anti-pirataria, missões anti-terroristas etc. Além disso os média tem divulgado que a Índia tem interesse em adquirir mísseis de cruzeiro russos Kalibr e que a questão pode ser resolvida durante a próxima visita do presidente russo à Índia.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/20160914/6314454/indra-india-exercicios.html

* * *

Entre 14 e 27 de Setembro, a Índia e os Estados Unidos realizarão exercícios militares no Estado indiano de Uttarakhand, localizado perto da fronteira com a China.
"É uma série de treinamentos militares conjuntos dos mais antigos e um dos principais esforços de cooperação bilateral de defesa entre a Índia e os EUA. Esta é a 12ª edição dos exercícios militares conjuntos que serão apresentados pelos dois países alternadamente", cita a agência de notícias IANS um oficial militar.
Os exercícios perto da fronteira terrestre entre a Índia e a China, denominados Yudh Abhyas 2016, serão liderados pelo Comando Central do Exército indiano e contarão com 225 militares de cada lado, informa a IANS.
O treinamento será posto em prática algumas semanas depois de Nova Deli e Washington terem assinado o Memorando do Acordo de câmbio Logístico (LEMOA), que permite forças americanas e indianas compartilhar bases militares uns dos outros para a reparação e reposição de suprimentos. O LEMOA abrange treinamento, exercícios, escalas, reabastecimento, reparação e assistência humanitária entre a Índia e os Estados Unidos. O acordo concede o direito à Índia de reabastecer seus navios e aviões de guerra, bem como equipamento militar nas bases norte-americanas de Diego Garcia, do Golfo Pérsico, da África Oriental, da Austrália, do Japão e das Filipinas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/20160912/6293697/india-eua-exercicios-perto-china.html

* * *

Continua a observar-se que a Índia constitui um aliado natural para o mundo de origem europeia, tanto «de um lado» - leste russo - como «do outro» - ocidente norte-americanizado. Um aliado natural diante dos maiores potenciais inimigos do Europeus, a saber, o Islão e a China, acima referida. Os exercícios militares na fronteira com a China parecem indicá-lo com alguma clareza.