terça-feira, setembro 13, 2016

CURDISTÃO - YPG TEM ESPERANÇAS NO CESSAR-FOGO DA SÍRIA PARA QUE ASSIM TODAS AS BATERIAS SE VOLTEM CONTRA O CALIFADO

As Unidades de Protecção Popular (YPG) curdas comemoraram o acordo de cessar-fogo na Síria alcançado entre a Rússia e os EUA, afirmando esperar que a cessação das hostilidades permita a concentração dos esforços na luta contra o Daesh (auto-denominado Estado Islâmico) e na preparação das condições para uma transição política no país.
O YPG, que controla porções do norte da Síria, também ressaltou em comunicado que a transição política precisa incluir todas as partes, inclusive uma administração autónoma curda no norte do país.
O Partido da União Democrática (PYD), principal partido curdo sírio, foi deixado de fora das últimas negociações de paz em Genebra em conformidade com os desejos de Ancara, que considera a facção como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo que há três décadas luta pela autonomia curda no sudeste da Turquia. A aliança das Forças Democráticas Sírias, que inclui o YPG, também anunciou que iria cumprir o acordo anunciado na sexta-feira (9) passada pelo ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e pelo secretário de Estado dos EUA, Jonh Kerry, após negociações em Genebra. O plano conjunto, que busca conter e até acabar com o terrorismo na Síria, é composto por um pacote de cinco documentos, que visam estabelecer o regime de cessar-fogo e criar a base para restauração do processo político no país. O regime de cessar-fogo entrou em vigor em 12 de Setembro às 00h00 (horário de Moscou, 18h00 de Brasília).
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/20160912/6294872/curdos-ypg-acordo-russia-eua-siria.html