quarta-feira, setembro 07, 2016

RÚSSIA CRITICA ACÇÃO MILITAR TURCA EM TERRITÓRIO SÍRIO

A Rússia criticou hoje pela primeira vez as operações militares turcas em território da Síria, às quais se juntaram milícias que se opõem ao regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.
A Turquia iniciou há duas semanas uma operação militar no norte da Síria contra o grupo extremista Estado Islâmico e as milícias curdas.
"A Rússia expressa a sua profunda preocupação com o avanço das tropas turcas e dos grupos armados da oposição síria que as apoiam dentro do território da Síria", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo em comunicado.
Sublinhou que aquelas acções "são realizadas sem a aprovação das legítimas autoridades sírias ou o acordo do Conselho de Segurança da ONU" e "questionam a soberania e integridade territorial da Síria".
Moscovo é um dos principais aliados de Damasco.
"Instamos Ancara a (...) abster-se de passos que possam agravar a desestabilização da situação na Síria", indicou o ministério, que considera que "as acções turcas podem complicar ainda mais a já difícil situação político-militar" no país.
Até agora a Rússia absteve-se de criticar a Turquia, com a qual iniciou recentemente um processo de normalização das relações, que inclui o recomeço da cooperação contra o terrorismo.
Mas o presidente russo, Vladimir Putin, assegurou na segunda-feira que Moscovo não apoiará qualquer decisão ou acção na Síria que seja contrária ao direito internacional, numa alusão à intervenção militar da Turquia no país.
*
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=841108   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Era bom que a ideia fosse salvaguardar as posições curdas, mas não teria muita certeza disso. Como diz um ditado curdo, «Os Curdos não têm amigos»...