quarta-feira, setembro 07, 2016

BURCA PROIBIDA... PELO CALIFADO... EM MOSSUL

O Estado Islâmico (EI) proibiu as mulheres de vestir a burca em alguns pontos da cidade de Mossul, Norte do Iraque, como medida de segurança, depois de uma mulher velada se ter feito explodir matando pelo menos dois dos seus elementos, segundo a imprensa internacional.
O grupo terrorista e extremista já espancou e matou mulheres por não usarem burca, a qual cobre na totalidade o corpo, a face e o cabelo.
Mossul é a maior cidade iraquiana controlada pelos jihadistas, onde a ofensiva militar está a causar um drama humanitário e receios de uma avalanche de centenas de milhares de deslocados.
O grupo extremista costuma impor severas punições às mulheres que se recusam a vestir burcas, incluindo a morte.
A proibição é válida apenas para alguns pontos de Mossul, enquanto as mulheres de todas as outras regiões controladas pelo EI ainda deverão obedecer às regras dos jihadistas.
Em áreas libertadas do controlo jihadista, a retirada da burca tornou-se um símbolo de liberdade para as mulheres.
No mês passado, numerosas mulheres foram fotografadas queimando os trajes e dançando após a expulsão dos combatentes extremistas em Manjib, na Síria, enquanto os homens rapavam a barba.
*
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=841094

* * *

Não deixa de ter a sua piada, a ridícula contradição entre tradição fanaticamente imposta e medidas de segurança que se impõem pela natureza das coisas...