terça-feira, setembro 06, 2016

EM FRANÇA - POVO MANIFESTA-SE CONTRA CAMPO DE REFUGIADOS DE CALAIS

Vários camiões, tractores e pessoas bloquearam esta segunda-feira as estradas que vão dar ao Porto de Calais, em França, num protesto que exige que o campo de refugiados de Calais seja encerrado. O campo mais conhecido como a "Selva" de Calais acolhe agora pelo menos 7 mil pessoas que, segundo os manifestantes, perturbam o normal funcionamento da zona.
Entre os manifestantes está a presidente da câmara municipal de Calais, Natacha Bouchart. A autarca afirma que se juntou ao que é até ao momento a maior manifestação contra a "Selva" de Calais pois a presença destes milhares de migrantes tem causado vários problemas na cidade e se tornou "insuportável", segundo a BBC.
O tráfico foi impedido de circular e os manifestantes formaram uma corrente humana, para chamar a atenção das autoridades francesas. Comerciantes, polícias, agricultores e associações pedem que o governo tome medidas urgentes.
A "Selva" de Calais acolhe principalmente afegãos, somalis, sudaneses e curdos que tentam chegar ilegalmente ao Reino Unido, atravessando o Canal da Mancha. Os camionistas e empresas transportadoras queixam-se das acções dos migrantes, que tentam entrar nos camiões que atravessam o túnel do canal.
"Nós perguntamo-nos todas as manhãs se o nosso dia de trabalho vai ser desperdiçado, se um migrante vai arrancar a lona do nosso camião", contou Nicolas Lotin, o director de uma empresa de camiões à AFP.
Um dos membros de uma associação de agricultores queixou-se que os migrantes deitam lixo no chão na zona, pisam nas culturas e partem as cercas.
Antoine Ravisse, da associação de comerciantes da zona, pede que o governo assegure que a cidade e as ruas de Calais vão voltar a ser seguras. "É inaceitável que não possamos viajar hoje em França sem termos medo ou a certeza de que não vamos ser atacados", afirmou. segundo a BBC.
As autoridades francesas tentaram várias vezes encerrar o campo. Na quinta-feira passada, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, anunciou que o campo de refugiados será gradualmente desmantelado.
*
Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/milhares-de-manifestantes-exigem-que-selva-de-calais-seja-desmantelada-5373381.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A propósito de Calais, Caturo:

https://www.publico.pt/mundo/noticia/reino-unido-vai-avancar-para-construcao-de-muro-em-calais-1743424

7 de setembro de 2016 às 15:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home