sexta-feira, setembro 16, 2016

JORNAL ISRAELITA ACUSA OBAMA DE FRACASSO NA DEFESA DA PAZ

No início do seu mandato, o presidente dos EUA, Barack Obama, promoveu a ideia de um mundo sem conflitos, mas por causa do fracasso da política externa de Washington no Médio Oriente e no Norte da África, reinou o caos. É o que diz um artigo do jornal The Jerusalem Post.
De acordo com o autor do texto, a responsabilidade pela violência, o terrorismo e os assassinatos em massa da "Primavera Árabe" é, em muitos aspectos, responsabilidade dos Estados Unidos.
"Em particular, na Tunísia, Egipto e Líbia, o governo Obama falhou em prever o resultado dos protestos, como na Síria, e todos foram retrocessos sem precedentes", diz a edição.  "A história ainda não tinha visto algo assim, uma organização terrorista que evoluiu para um Estado em pleno funcionamento do tamanho da Irlanda, e um orçamento de dois mil milhões de dólares", acrescentou. A publicação destaca ainda que os Estados Unidos precisam de um presidente que compreenda o papel atribuído a esse país.  "O Prémio Nobel da Paz, que no início da sua presidência, promoveu a ideia de um mundo sem conflitos, deixa o seu posto com um legado de quatro guerras. Uma situação sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial", conclui o colunista.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/20160915/6331522/obama-dexa-legado-caos.html

* * *

Nenhum dos casos de aparente fracasso da política de Obama surpreende - derivam todos ou da previsível incapacidade esquerdo-liberal de lidar com o radicalismo islâmico ou da intencional política pró-muçulmana, por anti-russismo, da elite norte-americana, segundo diz Alexandre del Valle (in «Guerras Contra a Europa»).