quarta-feira, setembro 14, 2016

ESTUDO INDICA QUE OS CÃES PERCEBEM PALAVRAS - INDEPENDENTEMENTE DA ENTOAÇÃO COM QUE SEJAM DITAS

Estudo realizado com uma máquina de ressonância magnética comprova que os cães processam vocabulário de forma semelhante aos humanos.
A capacidade de aprender um vocabulário não é exclusiva dos humanos, conclui um estudo, segundo o qual os cães percebem aquilo que lhes dizemos e a forma como o dizemos. Se já tinha essa sensação, a de que o seu cão o entendia perfeitamente, então aqui está a ciência a comprová-lo.
Segundo um novo estudo a publicar na revista Science, os cães são mais parecidos com os humanos do que se julgava, uma vez que usam a mesma região do cérebro para processar vocabulário. E fazem-no tanto para perceber o que lhe dizem como para entender como o dizem. Ou seja, independentemente da entoação que utilize quando fala com o seu cão, ele irá perceber a mensagem, sendo que compreenderá melhor quando esta é transmitida com o tom de voz adequado.
Os autores deste estudo, da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, realizaram testes em 13 cães de diferentes raças numa máquina de ressonância magnética para perceber como reagiam àquilo que se lhes dizia. E concluíram que os animais reconheceram cada uma das palavras como algo distinto e que o fizeram de uma forma muito semelhante aos humanos. Os investigadores confrontaram os animais com palavras simpáticas ditas com um tom neutro e com um tom agradável; ou com palavras neutras ditas com entoação alegre... E verificaram a reacção das ondas cerebrais dos cães perante as mais variadas combinações. Resultado: perceberam que os cães distinguem as palavras usando o hemisfério esquerdo do cérebro e distinguem as diferentes entoações usando o hemisfério direito.
*
Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/os-caes-percebem-mesmo-aquilo-que-lhes-dizemos-5363653.html