domingo, setembro 04, 2016

FINLANDESES DIFEREM GENETICAMENTE DOS DEMAIS EUROPEUS

Uma pesquisa da revista científica Nature revelou que há um povo do norte europeu que possui traços característicos únicos. A análise genética mostrou que todos os europeus podem ser divididos em duas categorias: "os Finlandeses e os demais", escreve a edição finlandesa Helsingin Sanomat. Os especialistas analisaram genótipos de mais de 60 mil pessoas provenientes da Europa, África, Ásia e Américas. "Segundo os resultados do nosso trabalho, os Finlandeses não podem ser considerados europeus ou asiáticos", explica o professor da Universidade da Finlândia Oriental Markko Laakso. O genótipo dos Finlandeses é algo de especial, bem como o dos Groenlandeses, Islandeses e Sardos, pois esses povos têm vivido há muito tempo isolados.
Ao contrário de outros povos da Europa, os Finlandeses estão mais sujeitos a mutações — entre um e cinco por cento deles vivem com esse problema.
Segundo o professor, "graças ao património genético é possível fazer pesquisas da actividade dos genes, principalmente na parte oriental da Finlândia". Foi destacado que essas pesquisas poderão facilitar o diagnóstico de doenças raras. Segundo comunica o jornal finlandês Helsingin Sanomat, "a investigação demonstrou que o genótipo dos Finlandeses é tão diferente do resto da Europa que ele pode ser registado como um grupo especial".
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20160903/6225984/europa-finlandeses-genetica.html

* * *

Mais uma vez, a diferença linguística coincide, grosso modo, com a genética.