sábado, setembro 03, 2016

POLÍCIA QUE ABATEU MELIANTE EXPLICA O QUE ACONTECEU NO CASO

O agente da PSP que alvejou mortalmente André Gomes ("Pika"), adolescente de 16 anos suspeito de assalto, no Porto, alega que o disparo que atingiu a vítima na cabeça foi acidental.
A arma disparou quando o carro-patrulha foi abalroado pela viatura fugitivas. Esta é a versão dos acontecimentos, confirmada ao JN, por colegas do agente R.L., que tem 31 anos e presta serviço na PSP há sete anos, seis dos quais como patrulheiro.
O grupo - "Pika" e mais três jovens - seguia num Opel Astra furtado em Braga que, minutos antes, tinha sido usado no furto de uma máquina de tabaco de uma pastelaria, em Gondomar.
A patrulha detectou-os em Campanhã e interceptou-os na Rua das Águas Férreas, barrando o caminho. No entanto, o condutor do Astra terá investido contra a viatura policial, no momento em que os agentes estavam no exterior. O agente R.L. começou por efectuar dois disparos para o ar e caiu para dentro do carro aquando do abalroamento. Terá explicado então que o impacto da colisão e a sua queda originaram um disparo fortuito, que perfurou o vidro do próprio carro-patrulha, atingindo André Gomes, que seguia no banco atrás do condutor do Opel Astra.
No comunicado emitido horas depois do incidente, a Direcção Nacional da PSP adiantou que os disparos foram efectuados face ao "risco para a integridade física" dos agentes. Na sequência da colisão, os dois polícias da patrulha sofreram ferimentos.
O agente, que trabalha há mais de um ano na esquadra da Corujeira, não foi, até ao momento, alvo de qualquer procedimento a nível interno, continuando em funções. O caso foi participado ao Ministério Público e a investigação ficará a cargo da PJ, que tentará apurar as circunstâncias do caso, sobretudo se houve proporcionalidade no uso da arma de fogo. A IGAI também abrirá um inquérito.
A mãe de André, Maria de Lurdes, disse ontem ao JN que contratou uma advogada para tratar de todos os assuntos relacionados com a morte do filho. "Os responsáveis vão ter de pagar. Nem que isto dure muitos anos. Irei até às últimas consequências para que se faça justiça", disse a mulher, que leva hoje o filho a sepultar.
Vizinhos pagam funeral
"Pika" vai hoje a enterrar no cemitério do Prado do Repouso, no Porto. Ontem, uma multidão de amigos e familiares juntou-se na capela do Cerco, onde decorreu o velório, para prestar homenagem ao jovem. Moradores do Cerco vão assumir os custos do funeral.
Entretanto, o único elemento do grupo que acabou detido, de 19 anos, foi levado ontem a tribunal. Os dois indivíduos que conseguiram escapar, um deles o alegado condutor do veículo, familiar da vítima, já estão identificados pelas autoridades e são procurados.
*
Fonte: http://www.jn.pt/justica/interior/agente-da-psp-alega-disparo-acidental-na-morte-de-rapaz-5366867.html

* *

No bairro ouvem-se já ameaças de morte contra a polícia, segundo aqui se lê: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/fugitivo-aparece-no-funeral-de-amigo-morto-por-psp?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=BotoesSite&utm_content=facebook

* * *

Mais uma vez, um agente policial merece total solidariedade dos cidadãos por ter cumprido o seu dever, ainda para mais em legítima defesa.