segunda-feira, setembro 12, 2016

CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS VOLTAM A MANIFESTAR-SE PELA INDEPENDÊNCIA DA NAÇÃO CATALÃ

Centenas de milhares de pessoas marcharam pelas ruas da Catalunha neste domingo para pedir a independência da região, num contexto de crescentes tensões entre o governo espanhol e as autoridades locais.
Em ambiente festivo, por conta das comemorações da Diada de l'Onze de Setembre, o Dia Nacional da Catalunha, defensores da separação agitaram bandeiras independentistas em cinco cidades da região, incluindo a capital Barcelona, onde aproximadamente 540 mil pessoas participaram nos actos.
Os partidos defensores da independência conquistaram a maioria dos assentos no parlamento catalão nas últimas eleições, e começaram a preparar o terreno para a criação de leis e instituições de um Estado independente, mas as medidas foram consideradas ilegais pela justiça espanhola.  Com cerca de 7,5 milhões de habitantes, a Catalunha possui uma língua e cultura próprias, assim como uma longa tradição industrial e um importante sector turístico. Segundo uma sondagem realizada em Julho passado, metade da população catalã apoia a independência da região.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/20160911/6290047/manifestantes-independencia-catalunha.html

* * *

Merece solidariedade ibérica e europeia esta movimentação para que a Catalunha venha a alcançar o que Portugal conseguiu ter depois de 1640, por uma Ibéria de nações livres e europeiamente solidárias. E que haja cada vez mais gente do povo da Catalunha a defender este ideal, como aqui se viu, http://gladio.blogspot.pt/2016/07/maioria-do-povo-catalao-ja-e-favor-da.html, só atesta, mais uma vez, mais outra, mais outra ainda, que a Democracia é uma aliada potencial do Nacionalismo.