quarta-feira, agosto 03, 2016

VICE-MINISTRO DA DEFESA RUSSO DECLARA QUE FORÇAS MILITARES RUSSAS JÁ USAM ARMAS LASER

O vice-ministro de Defesa russo Yuri Borisov informou nesta terça-feira (2) que as Forças Armadas da Rússia adoptaram alguns modelos de armas laser.
O anúncio foi feito durante um evento dedicado ao aniversário de 70 anos do Centro Federal Nuclear da Rússia, que faz parte do Instituto de Pesquisas Científicas de Física Experimental da Rússia.
Durante seu discurso, Borisov destacou que armas baseados em novos princípios físicos já deixaram de ser meros elementos de ficção científica.
"Não é uma coisa exótica, nem experimental, são modelos funcionais – nós já adoptamos [nas Forças Armadas] alguns modelos de armas laser" – disse Borisov.
As chamadas "armas baseadas em novos princípios físicos" usam processos ou fenómenos físicos até então nunca usados em armas convencionais, com as frias ou de fogo, ou em armas de destruição em massa, como químicas, nucleares ou bacteriológicas. O termo, no entanto, é relativo, porque na maioria dos casos esses novos armamentos usam princípios físicos já conhecidos, a novidade mesmo reside apenas no seu uso bélico.
Dependendo do princípio físico empregado, as novas armas podem ser classificadas como armas laser, de radiofrequência, cinéticas, etc.
Borisov já chegou a informar em outras ocasiões que as armas baseadas em novos princípios físicos definirão as Forças Armadas da Rússia no âmbito do novo programa estatal de armamento, previsto para ser completado até 2025.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/defesa/20160802/5915137/russia-adota-armas-laser.html