terça-feira, agosto 02, 2016

BATALHA DOS PIRENÉUS - CULMINAR A 2 DE AGOSTO DE 1813

A Batalha dos Piréneus foi uma ofensiva em grande escala lançada[5] em 25 de Julho de 1813 pelo marechal Nicolas Jean de Dieu Soult da região dos Pirenéus por ordem do imperador Napoleão, na esperança de aliviar as guarnições francesas sob cerco em Pamplona e San Sebastián. Após o sucesso inicial da ofensiva terrestre a uma parada diante do aumento da resistência aliada sob o comando de Arthur Wellesley, Duque da Vitória. Soult abandonou a ofensiva em 30 de Julho e foi em direcção a França, tendo falhado em aliviar a guarnição.
A batalha dos Pirenéus envolveu várias acções distintas. Em 25 de Julho, Soult e dois corpos franceses lutaram contra a reforçada 4.ª Divisão britânica e uma divisão espanhola na batalha de Roncesvalles. A força aliada realizou com sucesso todos os ataques durante o dia, mas recuou da passagem de Roncesvalles naquela noite diante da esmagadora superioridade numérica francesa. Também no dia 25, um terceiro corpo francês atacou severamente a 2.ª Divisão britânica na Batalha de Maya. Os britânicos retiraram-se da passagem de Maya naquela noite. Wellington reuniu as suas tropas a uma curta distância ao norte de Pamplona e repeliu os ataques dos dois corpos de Soult na Batalha de Sorauren em 28 de Julho.
Em vez de cair de volta para o nordeste em direcção a Passagem de Roncesvalles, Soult entrou em contacto com o seu terceiro corps em 29 de Julho e começou a se mover para o norte. Em 30 de Julho, Wellington atacou a retaguarda de Soult em Sourauren, dirigindo algumas tropas francesas para o nordeste, enquanto a maioria continuou para o norte. Ao invés de usar a Passagem de Maya, Soult escolhei ir para o norte até o vale do rio Bidassoa. Ele conseguiu escapar do cerco aliado às suas tropas em Yanci em 1 de Agosto e escapou através de uma passagem próxima após uma acção de retaguarda final em Etxalar em 2 de Agosto. Os franceses sofreram quase o dobro das vítimas do exército aliado.
*
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Pireneus

* * *

Uma vitória de nações contra um império deve sempre ser recordada - vem sempre a propósito enquanto houver nações ou memórias de nações e ameaças à sua soberania...