terça-feira, agosto 02, 2016

NA ISLÂNDIA - PAGÃOS LEMBRAM O SIGNIFICADO DEMOCRÁTICO DO DIA NACIONAL

Þingvellir, local do primeiro parlamento democrático da Islândia

Na Islândia, o Dia Nacional é o dezassete de Junho, data em que a república independente do país foi fundada, no ano de 1944. A data da fundação da República Islandesa foi escolhida pela data de nascimento Jón Sigurðsson, líder do movimento de independência islandês do século XIX. 
O dezassete de Junho poderá todavia ter ainda mais significado do que assim parece. De acordo com o líder religioso Jörmundur Ingi, sacerdote asatruar (da religião Asatru, portanto) em Reykjavik, os primeiros colonos da Islândia estabeleceram o seu parlamento nórdico, ou Alþingi (Althing), na planície de Þingvellir, precisamente a 17 de Junho de 930. Este seria na altura o dia mais longo do ano, antes das alterações do calendário que transferiram o título de dia mais longo do ano para 21 de Junho. Jörmundur Ingi calculou que o solstício no século XVII seria a 13 de Junho e que no século X seria a 17. A sua afirmação foi confirmada por um astrónomo.
Como é sabido, a Asatru, «Lealdade aos Asires», é a religião nórdica que consiste no culto aos Deuses Tyr, Odin, Tor, Freia, entre outros.
*
Fonte: http://icelandmonitor.mbl.is/news/news/2016/07/26/pagan_chieftain_sets_17_june_as_birthday_of_iceland/

* * *

Um bom sinal, esta aproximação da hoste pagã local ao valor da Democracia, modo ocidental dominante de conceber a Liberdade, independentemente de o que Ingi afirma ser historicamente rigoroso ou não.