quarta-feira, agosto 03, 2016

GOVERNO FRANCÊS DECLARA QUE IRÁ ENCERRAR MESQUITAS E EXPULSAR IMÃS ESTRANGEIROS RADICAIS

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, afirmou hoje que as autoridades vão continuar a encerrar mesquitas extremistas e, nos casos em que os imãs sejam estrangeiros, a expulsá-los de França.
"Não há lugar em França (...) para os que apelam ao ódio", disse o ministro à imprensa após um encontro com responsáveis do Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM) no âmbito da luta contra o terrorismo depois dos últimos atentados em França.
"Fechámos duas dezenas de mesquitas e espaços de oração e haverá outros, tendo em conta as informações de que dispomos", prosseguiu, precisando ainda que foram emitidas cerca de 80 ordens de expulsão contra imãs estrangeiros e que há "várias dezenas" de casos em avaliação.
Cazeneuve anunciou por outro lado esperar que em Outubro esteja finalizado o novo quadro institucional de enquadramento do culto muçulmano.
O novo quadro deverá levar à criação de "uma fundação" para financiar centros de culto, que actualmente recebem em muitos casos fundos de países estrangeiros, como a Arábia Saudita, e são instados a seguir uma linha religiosa ultra-conservadora e contrária aos valores da República Francesa.
O ministro frisou a importância de "garantir a plena transparência do financiamento das mesquitas".
Outra vertente do quadro em preparação é a formação dos imãs e capelães que ministram nas prisões, para o que foi criado um "conselho teológico".
Esse conselho, explicou o ministro, será ser integrado por "teólogos de alto nível que, a partir de uma referência precisa, formem os imãs" para que "ensinem um Islão (...) compatível com os valores da República".
O presidente do Conselho Francês do Culto Muçulmano, Anouar Kbibech, precisou que o conselho teológico tem por objetivo combater discursos radicais e estabelecer uma "carta dos imãs" que defina as bases das orações nas mesquitas.
*
Fonte: http://lusojornal2015.blogspot.pt/2016/08/ultima-hora-franca-vai-fechar-mesquitas.html#.V59IAkI2pw4.facebook


* * *

Para a politicagem correcta que está no governo franciú resolver fazer um anúncio destes, é porque de facto a situação está grave, o que se pode perceber por exemplo através desta notícia: http://toprightnews.com/france-just-raided-200-mosques-what-they-found-inside-proves-trump-right/ - ao longo de uma operação de busca em certas mesquitas e dois mil e trezentos domicílios, as autoridades prenderam duzentos e trinta muçulmanos e apreenderam trezentas e vinte e quatro armas, além de munição para Kalashnikovs, que são metralhadoras, isto é, armas de guerra.