terça-feira, agosto 02, 2016

NA ÁUSTRIA - CANDIDATO PRESIDENCIAL DA EXTREMA-DIREITA À FRENTE NAS SONDAGENS

O candidato da Extrema-Direita às presidenciais austríacas, Norbert Hofer, segue à frente com 52% das preferências, de acordo com uma sondagem publicada este domingo pelo jornal Österreich. Hofer ficou a uma distância de quatro pontos percentuais do ex-líder dos verdes Alexander van der Bellen, que venceu a primeira volta das eleições no final de Maio.
Quase 60% dos questionados que admitiram votar em Hofer referiram que a sua personalidade era o factor decisivo. A mesma percentagem escolheu a “protecção contra o terror” como o mais importante na escolha do candidato, enquanto 55% disse que a preferência recaía sobre o líder do Partido da Liberdade (FPÖ) por querer uma política de asilo “mais restrita”.
Na sondagem do Österreich, o Partido Social Democrata (SPÖ) conseguiu reunir apenas 25% dos votos e o Partido Popular (ÖVP) 19%.
Heinz Christian Strache, líder do FPÖ, tem acusado repetidamente o Governo de ser demasiado brando relativamente à crise de refugiados europeia que, de acordo com Strache, deixou a Áustria exposta ao perigo.
A segunda volta das presidenciais austríacas foi marcada para 2 de Outubro, depois dos primeiros resultados terem sido anulados pelo Tribunal Constitucional na sequência de uma queixa feita pela Extrema-Direita, que alegou irregularidades na contagem dos votos por correspondência.
Na primeira volta, as eleições foram ganhas pelo ecologista Alexander Van der Bellen, com 50,3% dos votos. Hofer teve 49,7%.
*
Fonte: http://observador.pt/2016/07/31/lider-da-extrema-direita-austriaca-segue-a-frente-nas-sondagens/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Ver-se-á se não surge alguma outra bronca a falsear a Democracia...