sexta-feira, julho 01, 2016

RELAÇÃO ENTRE CÃES E DONOS É DE NATUREZA ANÁLOGA À DE PAIS E FILHOS

(...)
Segundo uma pesquisa realizada pela universidade japonesa Azabu, de facto existe um vínculo especial entre o homem e o seu melhor amigo. Este vínculo é construído a partir de um processo hormonal activado quando se olham, que funciona de maneira muito semelhante ao que se dá entre mãe e filho. 
É que este olhar dispara tanto no cachorro quanto no seu dono os níveis de occitocina no cérebro, hormona relacionada com a conduta paternal e maternal. A occitocina actua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.
Para realizar a pesquisa, os cientistas colocaram vários cachorros com os seus donos num quarto, e analisaram cada interacção entre eles durante 30 minutos. Depois, mediram os níveis de occitocina tanto na urina dos cães como na dos seus donos, e descobriram que o contacto visual constante entre eles elevava os níveis da hormona nos cérebros de ambos. Numa segunda experiência, os pesquisadores passaram occitocina nos focinhos de alguns cães e colocaram-nos num quarto com os seus donos e alguns desconhecidos. A resposta nos animais foi passarem mais tempo a olhar para os seus donos, o quem após meia hora, fez com que os níveis de occitocina crescessem também nos donos.
“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da occitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cães e os seus donos”, concluiu o estudo.
(...)
*
Fonte: http://www.contioutra.com/segundo-estudo-amor-entre-cachorro-e-dono-e-o-mesmo-de-mae-e-filho/