sexta-feira, julho 01, 2016

NA ÁUSTRIA - TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ANULA RESULTADO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O Tribunal Constitucional da Áustria anunciou, esta Vernes, a anulação do resultado das presidenciais de maio devido a irregularidades na contagem dos votos.
O ecologista Alexander Van der Bellen venceu as eleições, com 50,3 por cento dos votos, contra o candidato de extrema-direita, Norbert Hofer.
Esta decisão sem precedentes, que valida o recurso interposto pelo partido FPO de Hofer, abre caminho à realização de novas eleições no Outono.
Van der Bellen devia assumir a 08 de Julho as funções presidenciais, que vão ser asseguradas interinamente pela presidência da câmara baixa do parlamento austríaco.
A segunda volta das eleições "deve ser novamente organizada em toda a Áustria", anunciou Gerhart Holzinger, presidente da mais alta jurisdição do país, na leitura da decisão.
"Esta decisão destina-se a reforçar a confiança no nosso Estado de direito e na democracia", acrescentou o juiz, explicando que esta anulação não fazia "nem vencedor, nem vencido".
Os juízes do Tribunal Constitucional não encontraram fraudes ou manipulações no escrutínio de 22 de Maio, mas várias negligências na contagem dos votos nas urnas e por correspondência que mancham a validade do resultado.
O inquérito e as audições do tribunal permitiram confirmar que várias dezenas de milhares de boletins da votação por correspondência foram contados de forma irregular, quer tenha sido fora das horas legais, ou por pessoas não autorizadas, numa prática até aqui tolerada.
A contagem daqueles votos só estava autorizada a partir das 09:00 de Lunes, 23 de Maio, mas algumas assembleias de voto começaram a contar mais cedo. Os votos por correspondência representaram 16,7% dos sufrágios expressos.
Van der Bellen venceu com 30.863 votos de vantagem sobre Hofer, totalizando 50,3% dos sufrágios na segunda volta das presidenciais austríacas, no final de Maio.
Hofer não conseguiu ser o primeiro chefe de Estado europeu oriundo de um partido de Extrema-Direita.
As funções presidenciais vão ser asseguradas pela presidente, Doris Bures (SPO, Partido Social-Democrata) e os dois vice-presidentes, Karlheinz Kopf (OVP, Partido Popular) e Norbert Hofer (FPO, Partido da Liberdade) do Conselho Nacional, a câmara baixa do parlamento austríaco.
*
Agradecimentos a quem aqui também trouxe esta notícia: http://www.jn.pt/mundo/interior/tribunal-constitucional-anula-resultado-das-eleicoes-presidenciais-na-austria-5260564.html

* * *

Foi realmente bom o trabalho do FPO em reclamar o que era seu, não pensei que conseguissem isto. Trata-se aqui de um sinal de evolução da Democracia - não funciona só a favor dos partidos do sistema, por assim dizer. E, aconteça o que acontecer nas eleições do Outono, esta já foi uma vitória moral dos Nacionalistas. Evidentemente que as vitórias morais não chegam para nada de concreto, mas em Política sempre contam alguma coisita...