sexta-feira, julho 08, 2016

CALIFADO DA SÍRIA E DO IRAQUE PODE JÁ TER GRUPO DEDICADO À IBÉRIA


O Daesh tem um grupo específico cuja tarefa é preparar e executar atentados contra o Al Andalus (Península Ibérica). A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo jornal ABC que se baseia em informações dos serviços secretos espanhóis a que teve acesso. Esta é, segundo a mesma fonte, uma das razões para Espanha estar há um ano no nível 4 (em 5) de alerta terrorista. Esta célula, conhecida simplesmente como Al Andalus, fará parte da estrutura do Daesh, grupo que tem como tarefa planear ataques em outros países. Embora não existam provas conclusivas da existência deste grupo, dados confidenciais dos serviços secretos espanhóis indicam actividade do Daesh dentro de Espanha.  
Os serviços de Informação e Inteligência advertem também que muitos terroristas possam ter obtido passaportes ou vistos Schengen, o que lhes permite liberdade de deslocação na Europa.  Estas autoridades têm analisado a propaganda do Daesh, sobretudo online, e concluíram que os principais alvos deste grupo terrorista são França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Espanha e Portugal. Recorde-se que o Daesh divulgou na Internet um mapa com o território que o grupo terrorista quer ver ocupado pelo seu califado até 2020. Neste mapa pode ver-se pintada a negro a Península Ibérica, o chamado Al Andalus que os terroristas querem reconquistar. Já no início deste ano, os jihadistas publicaram um vídeo com ameaças ao Al Andalus: "Os muçulmanos voltarão a povoar Córdoba, Toledo ou Játiva. Al Andalus não és espanhol ou português, és o Al Andalus muçulmano".
*

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/daesh_tem_grupo_que_planeia_ataques_a_portugal.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)



1 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Quanto mais os nossos "especialistas" repetem que "Portugal não é um alvo do terrorismo jihadista", mais eu me convenço de que vamos mesmo acabar por apanhar, mais dia, menos dia!

8 de julho de 2016 às 12:15:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home