quarta-feira, julho 06, 2016

UNIVERSIDADES DE MEDICINA DOS EUA E DO CANADÁ DEIXAM DE USAR ANIMAIS COMO COBAIAS

Enquanto a vivissecção continua a ser uma triste realidade na maioria das instituições de ensino superior no Brasil, activistas dos Estados Unidos e Canadá comemoram o fim da prática em cursos de Medicina.
Após mais de 30 anos de luta, aprendizado e ensinamento, o PCRM – Physicians Committee for Responsible Medicine (Comitê de Médicos por Uma Medicina Responsável) anunciou que a última instituição a deixar o uso de animais para leccionar medicina foi uma universidade do Tennessee, nos Estados Unidos.
Ao invés de treinar cirurgias e outras técnicas em animais, os futuros médicos já utilizam programas de computadores, bonecos desenvolvidos para práticas de ensino e acompanhamento clínico.
O PCRM é um grupo de médicos veganos que actua na sociedade norte-americana incentivando uma melhor alimentação e oferecendo serviços de saúde num centro médico totalmente livre de crueldade. Na ocasião do lançamento do centro clínico, falámos sobre ele (relembre aqui).
No mundo inteiro as universidades estão a deixar de utilizar animais nas suas aulas de Medicina. No Brasil, a Anhembi Morumbi (site), de São Paulo, é uma das poucas que já deu o passo de deixar de utilizar animais. Lá, usam tecnologia de ponta para ensinar os futuros médicos, como dissemos em 2012 (relembre aqui).
*
Fonte: https://vista-se.com.br/todas-os-cursos-de-medicina-dos-estados-unidos-e-canada-deixam-de-usar-animais-em-suas-aulas/