quarta-feira, julho 06, 2016

NOS EUA - PETIÇÃO IMPEDE QUE BIBLIOTECA EXPULSE GATO...

A Assembleia Municipal de uma cidade do Texas, nos Estados Unidos, exigiu que o gato que vive na biblioteca local há seis anos fosse despejado. A notícia correu o mundo e fez com que o animal permanecesse no espaço depois de milhares de pessoas se terem manifestado contra a expulsão do felino. Mais de 12 mil assinaturas impediram que "Browser" fosse expulso da biblioteca.
Em 2010, "Browser" foi levado de um abrigo animal para a biblioteca de White Settlement, no Texas, para ajudar na resolução de uma praga de ratos. De acordo com Lillian Blackburn, frequentador assíduo da biblioteca, o animal rapidamente se tornou numa figura da comunidade.
No entanto, no passado dia 14 de Junho, a Assembleia Municipal aprovou uma moção que dava a "Browser" 30 dias para se mudar. Os moradores alegaram que o gato poderia provocar inúmeras alergias, que existiam obras para fazer no espaço e que a permanência de "Browser" no espaço estava a atrasar a realização das mesmas.
Uma petição local reuniu mais de 700 assinaturas para que "Browser" não abandonasse a biblioteca, mas os movimentos de apoio acabaram por se estender a todo o mundo. Da Alemanha à Austrália mais de 12 mil pessoas assinaram uma petição online para impedir a expulsão do gato. A página de apoio a "Browser", no Facebook, conta com mais de 2000 gostos.
Vernes passada foi convocada uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal para decidir o futuro de "Browser". A população votou por unanimidade pela permanência do felino nas instalações da biblioteca.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-07-04-Mais-de-12-mil-assinaturas-impedem-gato-de-ser-expulso-de-uma-biblioteca-no-Texas   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Mais um sinal dos tempos, sem dúvida - há vinte anos era inconcebível fazer-se uma petição destas, mas mesmo que alguém a fizesse, por graça, estaria fora de questão que se tornasse notícia a nível internacional. No Ocidente cada vez mais desenvolvido com cada vez menos influência de doutrinas não ocidentais, e portanto cada vez mais fiel à sua natureza, leva-se cada vez mais a sério o bem-estar dos animais, produto do respeito ocidental pelos mais fracos.