quarta-feira, julho 06, 2016

NOVA ASSOCIAÇÃO DE VETERINÁRIOS QUER ACABAR COM A TOURADA

No passado dia 30 de Junho foi apresentada em Lisboa uma nova associação de médicos veterinários. A AVAT (Associação de Veterinários Abolicionistas da Tauromaquia) tem como objectivo “o reconhecimento, defesa e protecção dos animais envolvidos nos espectáculos e quaisquer eventos tauromáquicos em que bovinos se stressem, esgotem, sejam feridos ou mortos por desporto, celebração ou entretenimento”.
Alexandra Pereira, Gonçalo da Graça Pereira, Sandra Duarte Cardoso, Hugo Pereira e Tiago Gonçalves são os membros fundadores, com Alexandra Pereira a relembrar durante o lançamento que, nos termos do artigo 2º do código deontológico, “os médicos veterinários têm o dever de exercer a sua actividade com os adequados conhecimentos científicos e técnicos, o respeito pela vida e bem-estar animal, a prossecução da sanidade animal, a conservação, o melhoramento e a gestão do património animal, incluindo o da fauna selvagem, a salvaguarda da saúde pública e a protecção do meio ambiente”.
“Partindo da consideração de que os animais envolvidos nos espectáculos e quaisquer eventos tauromáquicos (tais como corridas de touros, largadas, garraiadas, festejos ou quaisquer eventos similares, em que os bovinos se stressem, esgotem, sejam feridos ou mortos por desporto, celebração ou entretenimento) são seres sencientes dotados de direitos, interesses e necessidades inerentes à sua condição, os quais merecem reconhecimento, a AVAT tem como objectivo o seu reconhecimento, a sua defesa e protecção”. A associação pretende, através da ciência, combater “a desinformação muitas vezes gerada à volta deste tema”.´
Na cerimónia estiveram reunidos vários médicos veterinários, representantes de associações de proteção animal, grupos e plataformas de abolição da tauromaquia, bem como a Provedora da Casa dos Animais de Lisboa e André Silva, deputado do PAN. Destaque ainda para a presença do médico veterinário José Enrique Zaldívar, presidente da AVAT espanhola, que foi distinguido com o título de sócio honorário da AVAT, que se junta assim às congéneres espanhola e francesa.
Em declarações à VETERINÁRIA ACTUAL, André Silva referiu que esta sessão evocativa da constituição da AVAT é um “marco histórico que vem responder ao que é uma vontade social. Na sua maioria, os portugueses já não se revêm em espetáculos de entretenimento que contenham, ou que vivam, à base de sofrimento ou da exploração dos animais”.
A vontade política não acompanha esta vontade social “porque muitos políticos eleitos acabam por estar capturados por interesses económicos e eleitorais de algumas zonas reduzidas, onde ainda há alguns focos e com isto conseguem condicionar todo um Parlamento. Além disso, aquilo que temos é de uma forma geral um Parlamento e uma Assembleia da República retrógrados, que não acompanham a vontade social. É uma minoria que está a condicionar a vontade expressa do povo português”.
Para André Silva, esta associação é espelho disso mesmo: médicos veterinários que entendem que devem passar outra mensagem. É uma resposta a uma necessidade de contrariar alguns mitos, como aquele que querem fazer perpetuar que o animal não sofre graças à libertação de endorfinas”. No site da AVAT é possível ter acesso a um artigo de Alexandra Pereira sobre o sofrimento em animais . “À medida que decorre a lide a visão do touro vai-se debilitando pois o estado de stresse e de lacrimejamento produzidos durante a prova intervém no sentido de provocar uma visão menos nítida ao animal. Em stresse, produz-se um estado de simpaticotonia que se acompanha de midríase, com provável defeito de acomodação pupilar, que diminui a capacidade de visão ao perto”.
*
Fonte: http://www.veterinaria-atual.pt/avat-a-nova-associacao-de-veterinarios-que-quer-abolir-as-touradas/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)