quarta-feira, julho 06, 2016

CRÍTICA E CONTRA-CRÍTICA EM TORNO DO RECENTE MEDIATISMO DO PAGANISMO HELÉNICO

O grupo helénico Thyrsos enviou esta carta aberta http://hellenesthyrsos.blogspot.pt/2016/06/mark-woods-christian-today-letter-to-mr.html a Mark Woods, ministro baptista que na revista «Christian Today» teceu algumas considerações cristãs sobre - contra, evidentemente - o renascer dos antigos cultos pagãos clássicos. Salienta-se o modo como depois de negar a solidez da acusação segundo a qual teriam havido actos de vandalismo de pagãos gregos contra igrejas cristãs na Grécia, aproveitar a deixa para fazer lembrar que a violência por motivo de intolerância religiosa foi uma constante da Cristandade, bem como do Islão e do Judaísmo; pertinente é também a passagem em que faz notar estar a mitologia helénica não só na base de livros para crianças e filmes de Hollywood, como diz Woods, mas também, ao fim ao cabo, do fundamento da civilização ocidental, passando pela Arquitectura, pela Literatura e até pelas lutas política contra a tirania, além da não oposição de princípio à Ciência. Termina com a referência ao mundialismo das elites actuais do Ocidente, derivado do Cristianismo, que assim se opõe à salvaguarda das identidades étnicas de todo o mundo, que entretanto podem ser defendidas por aqueles que, como os pagãos helénicos, se erguem a lutar pela sua ancestral herança religiosa. 

Tenho eu de acrescentar que a parte em que o baptista tenta explicar o advento do novo Paganismo como uma resposta à crise económica - http://www.christiantoday.com/article/modern.pagans.are.the.greek.gods.on.their.way.back/87965.htm -  tem o seu quê de engraçado, de tal maneira se afigura forçada. Pois se o povo angustiado precisa de respostas espirituais, porque razão não se viraria antes de mais para a religião mais poderosa do país, que é actualmente a da Igreja Ortodoxa? Diz Woods que é por esta instituição ser vista como estando ligada ao poder. Então e os outros cristianismos todos, que ao fim ao cabo detêm ainda muitíssimo maior poder de propaganda do que qualquer grupo pagão grego? Então se as pessoas estão seriamente aflitas, vão-se virar para um credo que, segundo ele, se baseia em figuras de livros infantis e filmes de Hollywood (como se não houvesse toneladas de livros infantis e de filmes de Hollywood sobre a Bíblia, claro, além de um sem número de sátiras e criações diversas que usam imagens e figuras bíblicas como elementos de comédia e deboche)?...

Conquanto continuem a existir europeus, será cada vez mais difícil contornar, nos média, o seu lento mas contínuo despertar religioso.