sexta-feira, julho 15, 2016

CÃES COM IDOSOS EM LAR DE PÓVOA DO LANHOSO

Na Póvoa de Lanhoso uma iniciativa original está a unir cidadãos seniores a amigos de quatro patas, com o objectivo de humanizar a experiência de idosos institucionalizados e, também, de sensibilizar a população para o problema do abandono animal.
Titulado AAA (Actividade Assistida por Animais em Lares de Idosos), o projecto surge numa parceira entre a Câmara Municipal e o CAPA (Clube de Adopção e Protecção de Animais).
A primeira sessão teve lugar no Lar de S. José da Santa Casa da Misericórdia e incluiu actividades como o “Passeio com melhor amigo do Homem”, a “Dança com cães” e a “Hora do Mimo”. 
Os “cães terapeutas” utilizados nas sessões pertencem ao CAPA e foram resgatados das ruas. Integraram o programa AAA depois de submetidos a um treino básico e acompanhamento veterinário. 
Atendendo ao sucesso da primeira sessão, o próximo objectivo é alargar a iniciativa a outras instituições similares no concelho. 
Para além de proporcionar momentos estimulantes à população idosa, o projecto pretende também sensibilizar a sociedade para a fragilidade dos idosos institucionalizados e para a causa animal, nomeadamente para o abandono de animais de estimação.
 De acordo com a DGAV (Direcção Geral de Alimentação e Veterinária), os canis portugueses abatem todos os dias 33 cães e gatos, num total de 12 mil por ano. Estes números são contestados pelas associações de defesa dos animais e pelo PAN (Pessoas-Animais-Natureza) que alegam outra realidade: 100 mil animais mortos por ano, cerca de 274 por dia.
*
Fonte: http://boasnoticias.pt/noticias_projeto-portugues-leva-caes-a-lares-de-idosos_24589.html?page=0   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)