quarta-feira, julho 13, 2016

NO EXTREMO OCIDENTE DO OCIDENTE - RENOVAÇÃO E ALARGAMENTO DE TEMPLO PAGÃO GERMÀNICO

Os postes representando os Deuses Freia, Friga, Odin, Frey e Tor

O único local de culto público no Canadá dedicado às Divindades germânicas - santuário que na tradição nórdica se chama Vé - sito perto de Eganville, Ontário, junto ao rio Bonnechere, foi recentemente renovado e alargado para acolher um maior número de visitantes. O espaço sagrado, clareira no meio de coníferas, inclui nove postes em formação quadrada, cada um deles representando uma Divindade. O poste mais recente é dedicado a Tor (Thor, Thunor, Donar, Deus do Trovão, do Combate e da Protecção da humanidade). Um altar de pedra está colocado diante dos postes. À volta dos postes estende-se uma corda, que delimita o Vé. O terreno pertence  ao Raven’s Knoll, espaço de cem acres pertencente a pagãos.
O sacerdote ou gothi encarregado de zelar pelo Vé, Austin Lawrence, explica como se usa o santuário: «O Vé foi criado para venerar os Deuses e Deusas das tradições religiosas pré-cristãs dos antigos Nórdicos e Germânicos. Em particular, o Vé é um local sagrado e poderoso para interagir com o Seu poder directa e intimamente. Isto é feito em rituais de grandes grupos, tais como os blóts na "Hail and Horn Gathering" (Reunião de Saudação e Corno), ou através da adoração individual ao longo da Primavera, do Verão e do Outono/Inverno, quando o campo está aberto. Algumas pessoas passam tempo no Vé para meditar, ler augúrios, fazer rituais pessoais tais como dedicações ou para pronunciar votos de casamento.
O Vé está aberto a quem quer que faça o juramento requerido para entrar no Vé e siga as regras e interdições desse juramento. Para entrar e participar em qualquer ritual que se realize no Vé de Raven's Knoll, três regras básicas têm de ser estritamente seguidas como sinais de respeito para com os poderes divinos e para assegurar a continuidade da boa fortuna de cada um. Estas regras são: 1) honrar apenas os Aesir e os Seus aliados; 2) manter a amizade e manter boas relações; 3) manter a limpeza sacral, manter o Vé santo e não violado.»

Este Vé foi criado com base no «risala», texto de Ibn Fadlan, embaixador do califa de Bagdad ao rei dos Búlgaros, em 921 e.c.. Este registo é um dos primeiros registos pessoais de como os pagãos escandinavos praticavam a sua religião.

Um dos co-criadores deste espaço sagrado explica o que significa para si a participação neste projecto:
«Significa isto que estou indelevelmente ligado a este lugar. Os meus actos, as minhas palavras estão tão ligados ao Vé como os postes que aí se encontram. Quando recordo os esforços que levei a cabo ali, sinto que vivi. Não posso imaginar ter passado pela vida sem estar envolvido no desenvolvimento e estabelecimento de tão grandioso local sagrado.»

Outro dos participantes na edificação do santuário descreve assim a sua vivência religiosa: 
«Como pessoa, escolho viver a minha vida mitologicamente. Isto é, mergulho grandes segmentos da minha realidade naquilo que apreendo como sendo uma tapeçaria cósmica que é influenciada por, a um tempo os meus próprios actos e os caprichos dos Deuses e dos ancestrais. Raven's Knoll dá-me um lugar onde posso vivenciar esta vida mítica entre outros que valorizam as experiências partilhadas aqui num grau similar. Em tão pequeno sítio, numa vila rural em Ontário, posso lutar para ficar como os "grandes homens" que vieram antes de mim e deixaram uma impressão duradoura nos vindouros. É aqui que eu e muitos outros podemos ser "tudo o que podemos ser".»

No evento religioso do fim de semana passado, Hail and Horn Gathering (já referido acima), foi adicionado um  novo poste. Todos os anos é salientada uma Divindade e um poste é-Lhe dedicado e adicionado. No evento do próximo ano, agendado para o período entre 30 de Junho e 3 de Julho, salientar-Se-ão duas outras Deidades, Syn e Heimdall.

*

Fonte: http://wildhunt.org/2016/07/ontario-heathens-rebuild-ve.html