quarta-feira, junho 08, 2016

VETERINÁRIOS ANTI-TAURINOS CRITICAM PAPEL DOS SEUS COLEGAS CÚMPLICES DA TOURADA

Veterinários anti-taurinos europeus criticaram o papel destes profissionais nos festejos taurinos. Assim o dizem num manifesto escrito durante a primeira cimeira europeia celebrada em Paris, segundo informa a Associação de Veterinários Abolicionistas da Tauromaquia e do Maltrato Animal (AVATMA).
O professor Jean-François Courrau, membro do Colectivo de Veterinários Franceses Anti Corrida (COVAC), critica a atitude "cúmplice" dos veterinários na hora de fazer frente a estas práticas e solicitou que o Conselho Geral de Colégios de Veterinários francês se posicione a respeito destas práticas.
Tanto o colectivo francês como o espanhol coincidem em que a participação dos veterinários nos  festejos taurinos "atenta contra a deontologia do colectivo". No manifesto, os veterinários anti-taurinos criticam o uso dos animais para estas actividades porque, como explicam, provoca neles um "intenso padecimento físico e emocional" e, ainda que entendam que os colégios profissionais devem dar espaço a todas as facetas da profissão, é necessário abrir um debate.
Nesta cimeira, participaram 2.600 veterinários que pertencem a organizações de países como Espanha (AVATMA), França (COVAC), Países Baixos (CAS Internacional) e Portugal (Associação ANIMAL).
*
Fonte: http://www.lavanguardia.com/vida/20160606/402325148571/veterinarios-antitaurinos-europeos-critican-en-un-manifiesto-el-papel-de-estos-profesionales-en-los-festejos-taurinos.html