CATALUNHA COMEÇA A RUPTURA COM ESTADO ESPANHOL
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20160531/4853626/catalunha-lei-ruptura-espanha.html#ixzz4ApEx9Ccb
*
A coligação independentista que governa a Catalunha, Junts pel Si (Juntos pelo Sim), com o apoio da Candidatura de Unidade Popular (CUP), registou no Parlamento a primeira das três leis que deverão marcar a ruptura com o Estado espanhol.
Esta primeira lei estabelece as bases da Seguridade Social de uma hipotética Catalunha independente. O objectivo é garantir que o Governo catalão tenha competência nas áreas de benefícios sociais, tanto na gestão quanto na cobrança de contribuições, impostos e taxas.
Juntas, as três leis – relativas à Seguridade Social, às Finanças e à Transição – levarão à ruptura com a Espanha em 18 meses, de acordo com o roteiro aprovado pelo governo catalão.
Na elaboração das normas tomarão parte apenas quatro deputados, dois do Junts pel Si e dois da CUP, com maioria absoluta no Parlamento.
* *
O novo líder da Catalunha, Carles Puigdemont, prometeu que a região irá separar-se de Espanha dentro de 18 meses. No domingo (11), o parlamento catalão validou a nomeação de Puigdemont como novo presidente da região. Mais tarde no mesmo dia, o líder anunciou um plano detalhado para orientar o processo de independência.
Entre outros pontos, a estratégia prevê a adopção de leis relevantes, a criação de instituições estatais e a realização de um referendo sobre uma nova Constituição.
O novo presidente também aproveitou o seu discurso diante do parlamento catalão para dizer que a região está disposta a aceitar refugiados.
Artur Más, que liderava a comunidade autónoma desde 2010, e sua coligação pró-independência Junts pel Si (Juntos pelo Sim) não conseguiram chegar a um acordo com o partido de esquerda Candidatura de Unidade Popular (CUP), grupo que também promove a independência, mas que no último dia 3 de Janeiro anunciou que não iria apoiar a continuidade do governo regional liderado por Más, por considerá-lo demasiadamente conservador.
A situação pavimentou o caminho para a dissolução do parlamento e para a convocação de novas eleições regionais. No sábado (10), entretanto, Mas recusou-se a concorrer pelo cargo de chefe do governo autónomo catalão, a fim de evitar eleições antecipadas. Caso contrário, a Catalunha iria às urnas pela quarta vez em cinco anos.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160111/3259057/novo-lider-catalunha-promete-independencia-18-meses.html#ixzz4ApFfU4bc
* * *
A parte de aceitar imigrantes é que é lamentável, mas tudo se corrige a seu tempo e além do mais um poder político que se mostrasse anti-imigração não teria o maior dos apoios por parte de quem manda na Europa... De uma maneira ou doutra, o progresso da Catalunha em direcção à independência é, só por si, um bom sinal para o Nacionalismo hispânico e europeu.
6 Comments:
Rússia poderá ter que salvar novamente a Europa de si mesma
Leia mais: http://br.sputniknews.com/opiniao/20160607/4959695/russia-tem-que-salvar-europa.html#ixzz4AtqSLB78
Israel vai oferecer novo tanque à Rússia
http://br.sputniknews.com/mundo/20160607/4958654/israel-russia-tanque.html
Não será nossa última ação, diz ativista atacado por invadir tourada em Lisboa
Leia mais: http://br.sputniknews.com/sociedade/20160606/4944783/nao-sera-a-ultima-acao.html#ixzz4AtrO0Gc8
EUA usaram nanoarma para matar Hugo Chavez?
Uma nanoarma americana foi a causa da morte do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, informou nesta segunda (6) o site Aporrea desse país.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160606/4946476/nanoarma-eua-chavez.html#ixzz4Atrv9mIt
Daesh pretende anexar províncias turcas de Kilis e Gaziantep ao seu 'califado'
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160606/4944927/daesh-anexar-provincias.html#ixzz4Ats7zPOg
Conheça a verdadeira razão porque Alemanha classifica Rússia como 'rival'
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160606/4940210/Alemanha-Russia-rival.html#ixzz4AtsUscH0
Enviar um comentário
<< Home