terça-feira, maio 17, 2016

LINCES NO GUADIANA


Uma semana após a confirmação da primeira cria de lince ibérico nascida em ambiente selvagem, foi agora confirmada uma segunda ninhada de linces localizada no vale do Guadiana.
As duas crias serão filhas de Lagunilla, uma lince ibérica fêmea, com dois anos, e proveniente do Centro de Reprodução de Zarza da Granadilla, em Espanha, libertada em maio de 2015 na Herdade das Romeiras, na região de Mértola. Uma delas, já foi baptizada como "Nosso".
Estas duas ocorrências constituem um dos mais relevantes marcos na já longa história da conservação do lince ibérico em Portugal, iniciada há mais 30 anos com a campanha da LPN “Salvemos o lince e a Serra da Malcata”. A existência de fêmeas reprodutoras é o mais significativo indicador da saúde de uma população e um facto que sustenta o potencial sucesso do processo de reintrodução iniciado.
O lince tem sido introduzido em Portugal com sucesso, ainda que seja uma experiência recente, através do projeto LIFE+Iberlince, que prevê libertar este ano algumas dezenas de linces ibéricos em várias zonas da Península Ibérica, alguns em Portugal, para incrementar e consolidar as populações existentes.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-05-12-Confirmada-segunda-ninhada-de-linces-ibericos-no-Vale-do-Guadiana