segunda-feira, maio 16, 2016

CURDOS SÍRIOS DECLARAM SOLIDARIEDADE PARA COM EVENTUAL INDEPENDÊNCIA DOS CURDOS IRAQUIANOS

Os curdos sírios apoiarão qualquer decisão do Povo do Curdistão iraquiano em relação ao seu futuro, inclusive a declaração de independência, informou um dos líderes sírios.
O líder do Partido de União Democrática, afiliado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) Salih Muslim Muhammad fez a respectiva declaração a jornalistas nos corredores da conferência de organizações curdas, que está sendo realizada na cidade iraquiana de Suleimânia.
"Respeitamos a região curda de Curdistão do Sul [trata-se de Curdistão iraquiano, a autonomia que faz parte do Iraque – ed.] e o seu povo. Apoiaremos qualquer decisão [sobre a independência – ed.] do povo do Sul", disse.
Ao mesmo tempo, sublinhou que "o Acordo Sykes-Picot [o acordo de 1916 entre os países da Tríplice Entente sobre a divisão da Turquia] criou Estados nacionais e agora estes Estados estão a cortar as gargantas uns aos outros".
Salih Muslim expressou também a preocupação de que com o aparecimento de um novo Estado nacional "se vá de novo cortar cabeças uns aos outros".
Mesmo assim, sublinhou especialmente:
"Mas não estamos contra o Curdistão independente e se o povo tomar a decisão de viver independentemente, nós vamos respeitá-la".
O Curdistão iraquiano é uma autonomia no norte do Iraque, que estabeleceu o seu estatuto na década de 90. A autonomia tem o seu próprio governo, parlamento e presidente, bem como forças armadas – os Peshmerga (literalmente ‘aqueles que enfrentam até a morte’), que contam com cerca de 120 mil homens.
Tradicionalmente na autonomia há dois partidos mais fortes – a União Patriótica do Curdistão e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o que é a força democrática do Curdistão. As contradições entre os dois partidos levaram à guerra civil entre anos 1994 e 1998.
Na autonomia, a ideia de realização de um referendo sobre a independência de Bagdad é muito popular. Em Março o presidente do Curdistão iraquiano Massoud Barzani fez lembrar novamente o desejo de realizar tal referendo, além de notar a existência de uma "chance histórica" de alcançar o seu próprio Estado. Mesmo assim, a data da possível realização do referendo ainda não foi definida.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160516/4611022/curdos-iraque-referendo.html

* * *

De uma maneira ou doutra, por caminhos incertos, problemáticos ou imperfeitos, a Nação acaba por vir ao de cima. E, a seu tempo, limam-se as arestas.