sexta-feira, abril 22, 2016

TEMPLO DE HERA FOI PALCO DO ACENDER DA TOCHA OLÍMPICA COM INVOCAÇÃO A APOLO...

O Templo de Hera, na cidade de Olímpia, no sul da Grécia, prepara-se para a saída da tocha olímpica. Mais de 2 mil pessoas assistiram aos ensaios da cerimónia que terá lugar esta quinta-feira, na qual a actriz grega Katerina Lehou, no papel de Alta Sacerdotisa, recolhe a chama que nasce do reflexo do sol no espelho em parabólica.
Katerina Lechou irá também representar uma oração de agradecimento a Apolo, um dos deuses olímpicos. Depois a chama será entregue ao campeão mundial grego Eleftherios Petrounias que a passará ao brasileiro Giovane Gavio, antigo jogador de voleibol.
Da Grécia, a tocha olímpica seguirá para a Suíça, para a sede das Nações Unidas, em Genebra, e depois para o Museu Olímpico, em Lausanne.
Rosa Mota será uma das atletas a transportar na Grécia a tocha que será entregue no Rio de Janeiro a 27 de abril. A partir de 3 de Maio, a chama olímpica irá percorrer as cidades brasileiras.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2016-04-21-Templo-de-Hera-prepara-se-para-a-saida-da-tocha-olimpica   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* *

Usando uma vestimenta longa com pregas, ajoelhou-se solenemente no chão e acendeu a tocha em segundos, usando um espelho côncavo para captar os raios do sol.
Centenas de pessoas observavam em silêncio perto das ruínas do templo dedicado à deusa Hera em Olímpia, no sul da Grécia, onde os gregos competiam nos Jogos da antiguidade. O ritual com a alta sacerdotisa e a tocha foi criado oito décadas atrás para os Jogos de Berlim.
A chama será mantida como reserva caso um céu nublado ameace a cerimónia oficial de quinta-feira, mas os meteorologistas prevêem que o evento será igualmente abençoado com luz solar abundante.
(...)
Durante o ensaio, mulheres jovens vestidas com roupas compridas, e acompanhadas por homens jovens, dançaram ao ritmo de um tambor e ao som de uma flauta, em respeito à antiga tradição grega.
O ensaio terminou quando a alta sacerdotisa, interpretada pela atriz Katerina Lehou, entregou a chama e um ramo de oliveira a um voluntário que substituía o primeiro portador da tocha – o ginasta grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial nas argolas em 2015.
(...)
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/deus-apolo-e-invocado-no-ensaio-final-de-cerimonia-da-tocha-olimpica-na-grecia,a6d302d02e6620e96cc5cb06113f118blcp2i5rk.html

* * *

Não é agora algo de religioso, está ao nível meramente estético-cultural. Mas nada impede que volte a ser uma cerimónia propriamente religiosa, assim saibam os Ocidentais entender o valor da integridade identitária, que inclui a componente do sagrado. E o sagrado mais apropriado a cada qual é o da sua própria herança étnica religiosa.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Rússia está aumentado a sua presença nos mares e oceanos, possuindo submarinos melhor armados e mais silenciosos, contestando o domínio da frota submarina ocidental, declaram militares americanos.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160422/4257102/mar-submarino-eua.html#ixzz46YDKUnXr

22 de abril de 2016 às 11:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estas noticias não são reportadas nos midia Portugueses mas a Sputnik,agencia de informação Russa,está atenta ao que se passa em terras Lusas:


Ex-funcionária da CIA detida em Portugal pode acabar em prisão italiana

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160422/4255546/cia-agente-prisao-sequestro.html#ixzz46YEGpUlx

22 de abril de 2016 às 11:45:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home