sexta-feira, abril 22, 2016

GOVERNO ANTERIOR RETIROU O PANAMÁ DA LISTA DOS PARAÍSOS FISCAIS...




Esta notícia passou ao lado da generalidade dos noticiários portugueses. Em 2013, o encontro entre Passos Coelho e o Presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, foi noticiado na imprensa panamiana como um sucesso. Os dois líderes assinaram um acordo para retirar o Panamá da lista de países considerados paraísos fiscais. Com este acordo, milionários portugueses que usam as offshores do Panamá puderam continuar a fazer transferências com o país sul-americano sem serem assinalados pelos filtros dos sistemas electrónicos de combate à evasão fiscal.
1 - Nos últimos dias, Passos Coelho tem-se revelado convictamente contra as offshores e chegou mesmo a pedir ao novo Governo um "tratamento mais forte" contra paraísos fiscais. Riqueza de moço, sempre preocupado com a fuga aos impostos (excepto naquela altura em que passou vários anos a desfalcar a Segurança Social).
2 - Ricardo Martinelli, o ex-Presidente do Panamá com quem Passos se encontrou, é um magnata dono de uma cadeia de supermercados. Actualmente, Martinelli está acusado de desfalque, fraude, insider trading, corrupção, práticas ilegais de espionagem e tráfico de influências, tendo sido decretada a sua detenção pelo Supremo Tribunal do Panamá. Martinelli está exilado em Miami, onde pediu asilo político aos EUA. O coitadinho do magnata tem medo da perseguição política no seu país e recusa-se a enfrentar os tribunais, por isso pediu ajuda aos americanos.
*
Fonte: https://www.facebook.com/UmaPaginaNumaRedeSocial/photos/a.447738648619447.103313.447710301955615/1083627048363934/?type=3&theater

* * *

É assim, a direitinha neo-liberal tuga (ou de qualquer outro país) - haja o que houver, está sempre ao lado do grande capital apátrida.