quarta-feira, março 09, 2016

BRUXELAS NÃO QUER A TURQUIA NA UNIÃO EUROPEIA?...

O falhanço de Bruxelas sancionar a violação da liberdade de imprensa na Turquia “demonstra que os líderes europeus abandonaram a ideia de Ancara se tornar membro da União Europeia”. A afirmação pertence a Cengiz Aktar, investigador do Centro de Política de Istambul, que diz que a liberdade dos media no país é a pior no espaço de uma geração.
O maior jornal da Turquia, o Zaman, “foi tomado de assalto” pelas autoridades na semana passada, deixando apenas alguns jornais fora da tutela do governo. Cengiz Aktar falou connosco sobre o assunto.
Qual o grau da falta de liberdade de imprensa na Turquia?
Cengiz Aktar afirmou à Euronews: “Os últimos dois anos foram desastrosos, no que diz respeito à liberdade de imprensa e liberdade da internet.”
“Nove canais de televisão foram encerrados ou obrigados a serem fechados e inúmeros jornais foram controlados pelo governo”.
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) anunciaram que a Turquia tem um registo catastrófico sobre a liberdade de imprensa e que os últimos dados colocam o país entre as piores ditaduras e cenários onde jornalistas são assassinados todos os dias.
Johann Bihr, director da secção do leste europeu e da Ásia central da RSF, afirma: “hoje o maior problema da liberdade de imprensa na Turquia é a deriva autoritária do país, em particular do presidente Erdoğan”.
“Ele tem sido cada vez mais intolerante em relação a qualquer tipo de criticismo. Nos últimos anos todo o espectro político dos media da oposição tem estado na mira das autoridades”.
Johann Bihr afirma que a repressão tem tido como objectivo a imprensa crítica do governo, fazendo com que importantes eventos não tenham sido cobertos, como os protestos no parque Gezi em 2013.”
“A guerra está a ser devastadora mas acontece bastante longe do escrutínio da imprensa”, afirmou Bihr, fazendo referência ao conflito entre as autoridades turcas e o PKK no sudeste do país. “Os jornalistas são proibidos de cobrir os confrontos. Jornalistas são detidos todas as semanas quando tentam reportar o que está a acontecer no terreno.”
Líderes europeus deixaram cair a ideia da adesão da Turquia à UE
A Turquia, que esteve em Bruxelas na Lues (7 de Março), a discutir a crise migratória, iniciou negociações para aderir à União Europeia em 2005.
E a presença do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu no coração da Europa acontece logo depois do governo ter tomado controlo do jornal Zaman.
O professor Cengiz Aktar critica os líderes europeus por não terem responsabilizado a Turquia.
Ele afirma que “de facto eles estão mais interessados em fechar os olhos sobre o que se está a passar na Turquia e demonstra, para mim e outros liberais turcos, que a Europa deixou cair por completo a ideia de uma futura adesão do país à UE.”
“Caso contrário, deveria ter actuado de uma forma diferente e teria sido mais dura com Ancara. Dizer que a acção não corresponde aos valores europeus não é suficiente para convencer Ancara.
“A minha conclusão é que eles já deixaram cair esse projecto há muito tempo e devem estar muito satisfeitos, pois o regime de Erdoğan foi o único que fechou completamente as portas a uma ideia da Turquia na UE. Se ela entrasse, teria provocado problemas a muitos europeus, especialmente os Cristãos Democratas e outros, como Sarkozy em França, que, desde o início, se mostravam bastante descontentes com a possível adesão da Turquia.
“Simplesmente terrível”
Johann Bihr disse que a crise de refugiados e influência regional turca, no que diz respeito à guerra na Síria, é uma razão relevante para Erdoğan não ser responsabilizado”.
E acrescenta: “Por estes dias, o que estamos a ver é basicamente a União Europeia a ceder à chantagem de Erdoğan sobre os refugiados, o que é algo simplesmente terrível.
“Parece que a balança do poder está a pender para o lado da Turquia ou, no mínimo, não existe vontade de Bruxelas para fazer da liberdade de imprensa um pilar importante no relacionamento com Ancara”.
“Claramente, a pressão internacional não é suficiente. Nós percebemos perfeitamente o contexto regional e o quanto a comunidade internacional precisa da Turquia, em relação à Síria e à crise migratória, mas isso não nos deveria tornar cegos”.
*
Fonte: http://pt.euronews.com/2016/03/08/os-lideres-europeus-abandonaram-a-ideia-da-turquia-entrar-na-uniao-europeia/

* * *

Era bom era... Deus o oiça... embora me pareça pouco provável que o grosso da elite europeia, militantemente universalista e sempre disposta a simpatizar com os muçulmanos ditos «moderados» e «laicos», esteja mesmo a pôr de parte a adesão da Turquia à UE. Para quem tem mantido silêncio a respeito da evidente e continuada violação turca do espaço cipriota, para quem faz vista grossa ao massacre da minoria curda desde há anos, ignorar a falta de liberdade de imprensa é até mais fácil. O que Cengiz Aktar acima diz afigura-se até como uma bofetada moral irónica, mais do que com um lamento pela 

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

DEUS?MAS TU NÃO ERAS PAGÃO PORRA

9 de março de 2016 às 19:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

Deus é uma palavra indo-europeia... portanto, pagã.

9 de março de 2016 às 19:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

MAS VC DISSE NO SINGULAR

9 de março de 2016 às 19:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

Continua a ser indo-europeia e, aparentemente, também foi utilizada no singular por pagãos. A questão da luta entre o monoteísmo e o politeísmo é uma cisma sobretudo importante para os judaico-cristãos. Na boca de um gentio, a singularidade do Divino pode não ter nenhum significado estrito.

9 de março de 2016 às 20:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home