quarta-feira, março 09, 2016

TAUROMAQUIA PERDEU QUASE METADE DA AUDIÊNCIA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

A plataforma Basta congratula-se com a drástica redução no número de espectadores que assistem a espectáculos tauromáquicos em Portugal, nos últimos cinco anos, o que confirma o crescente desinteresse da sociedade portuguesa pela tauromaquia.​
De acordo com as estatísticas oficiais agora divulgadas pela Inspecção Geral das Actividades Culturais, as touradas tiveram uma redução de público de 6,42% em 2015, seguindo uma tendência de queda nas últimas décadas.
Os 395.463 espectadores contabilizados pela IGAC em 2015, representam o valor mais baixo de sempre em Portugal desde que são publicadas as estatísticas oficiais (1998). No ano passado atingiu-se ainda menor número de touradas realizadas no país (207).
Analisando os números oficiais, constata-se que em apenas cinco anos (2010-2015) as corridas de touros perderam 42% do seu público em Portugal.
Estes números desmentem totalmente a indústria taurina que tem anunciado um alegado aumento de espectadores nas corridas de touros nos últimos anos e que agora se comprova ser falso.
A redução significativa do número de espectadores nas touradas nos últimos cinco anos em Portugal, demonstra que o nosso país se prepara para um inevitável avanço civilizacional – a abolição das touradas – acompanhando os progressos que têm sido alcançados em matéria de protecção aos animais.
As touradas são cada vez mais contestadas na nossa sociedade pelo seu carácter violento contra pessoas e animais.
ONU quer crianças afastadas da tauromaquia
O Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas dirigiu-se expressamente ao Governo português, em fevereiro de 2014, advertindo para a necessidade de afastar as crianças e jovens da “violência da tauromaquia”. Segundo o Comité, a exposição de crianças a esta actividade constitui uma forte violação da Convenção dos Direitos da Criança.
Provedor do telespectador da RTP não quer touradas na emissão
A 23 de Janeiro de 2016, no programa “A Voz do Cidadão”, o Provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes, voltou a considerar que “a transmissão de touradas não é serviço público” e que a RTP não devia transmitir touradas na sua emissão. As touradas foram ainda o principal motivo de queixa dos espectadores da RTP.

*

Ver estatísticas aqui: http://basta.pt/touradas-perderam-42-do-publico-nos-ultimos-5-anos/

O país progride, a pouco e pouco, ou então neste caso foi a austeridade que prejudicou a ida às arenas... mas que nunca nos últimos dezoito anos houve tão pouca gente a assistir a touradas, isso é um facto.