sexta-feira, março 25, 2016

MAIS UM EVENTUAL ATENTADO TERRORISTA TRAVADO PELAS AUTORIDADES EM FRANÇA

O ministro do Interior francês anunciou, esta Joves, que as autoridades travaram um plano de atentado que estava em fase avançada. Uma pessoa foi detida. A operação antiterrorista decorrei em Argenteuil, um subúrbio de Paris.
Durante a manhã, elementos da Direcção Geral da Segurança Interna francesa fizeram uma detenção na zona de Paris. Tratou-se de uma "detenção importante", segundo o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, que permitiu "anular um plano de atentado em França que estava numa fase avançada".
O detido é um cidadão francês que "pertence a uma rede terrorista que procurava atacar o nosso país", revelou o ministro. O suspeito tinha estado sob vigilância "durante várias semanas" e a sua prisão foi também resultado da "cooperação estreita e permanente entre os serviços europeus", sublinhou.
"Não há qualquer elemento tangível que ligue este projecto" aos ataques de Bruxelas, na passada terça-feira, nem aos de Paris, em Novembro de 2015, acrescentou Bernard Cazeneuve numa declaração à Imprensa.
As investigações e as "operações de limpeza" prosseguiram, esta quinta-feira à noite, num prédio de Argenteuil, perto da capital, no âmbito do inquérito conduzido por um juiz de instrução antiterrorista.
O edifício foi evacuado e em seu redor foi criado um perímetro de segurança. No local estiveram especialistas em desativação de bombas "para permitir à polícia investigar os apartamentos, o parque de estacionamento e as áreas comuns em condições de segurança", explicou Bernard Cazeneuve.
*
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=5094427   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)