quarta-feira, março 23, 2016

CURDOS DO IRAQUE QUEREM REFERENDO À INDEPENDÊNCIA PARA ANTES DE OUTUBRO


O presidente do Curdistão iraquiano, Masoud Barzani, informou que tentará marcar para antes de Outubro o referendo sobre a independência da região autónoma.
"Posso dizer com toda a convicção que, salvo circunstâncias fora do nosso controle, sim, estamos a tentar fazer isso neste ano. Acho que será antes de Outubro", declarou o líder curdo em entrevista ao Al-Monitor.
Barzani criticou duramente a decisão de Bagdad de congelar os activos da região curda no orçamento federal, o que restringiu as opções do Curdistão a aceitar uma integração ao Iraque na condição de província ou declarar independência. 
Segundo o presidente, a consulta popular não deve afectar as relações com a Turquia, uma vez que não terá impacto sobre os curdos turcos. E o novo Curdistão procurará diálogo tanto com o Irão como com o próprio Iraque, conduzindo uma separação pacífica.
A autonomia do Curdistão foi conquistada em 2005, como consequência da invasão norte-americana ao Iraque e da adopção de uma nova Constituição no país. A população curda, no entanto, estimada em mais de 30 milhões, encontra-se dividida entre os territórios de Turquia, Irão, Iraque e Síria. 
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160323/3904728/Curdistao-planeja-realizar-referendo-independencia-outubro.html#ixzz43lj4Iqww

* * *

A verdadeira dimensão do Curdistão, recuperável a longo prazo, com o auxílio, e conveniência, do Ocidente e de Israel: