sexta-feira, janeiro 22, 2016

TURQUIA CAÇA INTELECTUAIS QUE CRITICAM POLÍTICA TURCA CONTRA OS CURDOS

Fonte: http://pt.euronews.com/2016/01/15/turquia-erdogan-abriu-caca-aos-intelectuais-que-denunciam-massacre-curdo/
*
O governo turco lançou caça aos que assinaram uma petição contra as controversas operações do exército sobre os Curdos no norte do país.
Por ordem da justiça, a polícia turca prendeu em Kocaeli no noroeste 14 professores universitários que deram a cara pelo plano “chamada para a paz”.
Em Bolu as casas de três signatários da petição foram revistadas e investigações judiciais foram abertas por “propaganda terrorista”, “insulto a instituições e à República Turca” e “incitamento à desobediência”.
“A nossa luta contra o terrorismo continuará com a mesma determinação, gostaria de dizer novamente que condeno fortemente esses professores que emitiram uma declaração obscura e parecem apoiar esses massacres recentes no nosso país”, declarou Recep Tayyp Erdogan.
Segunda-feira, cerca de 1.200 intelectuais e professores assinaram a “iniciativa Universidade para a Paz”, exigindo o fim da intervenção das forças de segurança turcas contra os apoiantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Nela denunciaram “um deliberado e planeado massacre em violação das leis turcas e tratados internacionais assinados pela Turquia.”
Apoiado por tanques, o exército e a polícia turcos investem desde há um mês contra as cidades curdas do distrito de Cizre, Silopi e Sur em Diyarbakir para desalojar apoiantes do PKK armados entrincheirados em certos bairros.
Os combates causaram a morte de muitos civis e o êxodo de milhares de habitantes.
A petição, também foi assinada por intelectuais estrangeiros, como o linguista americano Noam Chomsky, o que provocou a fúria dos líderes turcos.

* * *

Será este mais um caso que a elite político-cultural reinante ignorará, no seu afã de continuar a declarar a Turquia como país laico e muitíssimo integrável na União Europeia? Desta vez até um dos «gurus» da Esquerda intelectual bem-pensante, Noam Chomsky, deixa de poder ficar calado sobre o que se passa nesse país asiático que alguns querem por força considerar europeu...