quarta-feira, janeiro 27, 2016

RÚSSIA JÁ APELA À TURQUIA QUE PARE DE EXTERMINAR OS CURDOS - MAIS DE MEIO CAMINHO ANDADO PARA ACUSAR O ESTADO TURCO DE GENOCÍDIO

A Rússia pediu nesta quinta-feira (21) que a Turquia acabe com a política de extermínio dos Curdos. A declaração é da representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova.
"Nós não podemos deixar de apoiar os apelos às autoridades turcas para cessar o extermínio da população local e da política deliberada de deslocamento dos Curdos, o cancelamento do toque de recolher, encontrando e punindo os responsáveis por violações da população civil, garantindo o acesso de observadores locais e estrangeiros", disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Anteriormente, mais de 1.000 académicos turcos assinaram uma petição pedindo que as autoridades do país "parem a matança" no Sudeste e sentem-se à mesa de negociações para uma solução pacífica em relação ao problema curdo.
Após mais de dois anos de cessar-fogo, as hostilidades entre as forças militares e policiais turcas e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) foram retomadas no Verão passado, comprometendo as conversações de paz iniciadas em 2012 para pôr fim a um conflito que desde 1984 já deixou mais de 40 mil mortos.
As autoridades turcas acreditam que o Partido de União Democrática (PYD) é afiliado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado oficialmente como uma organização terrorista na Turquia, apesar dos curdos sírios estarem envolvidos em batalhas severas com o Daesh (Estado Islâmico).
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160121/3357393/russia-pede-que-turquia-pare-politica-exterminio-curdos.html#ixzz3yNt24hL9

* * *

Saliente-se: cessar o extermínio da população local e da política deliberada de deslocamento dos Curdos. Trata-se aqui de duas actuações reconhecidas pela ONU como práticas genocidas.
Ver-se-á onde vai isto dar e se finalmente começa a haver gente no seio das elites ocidentais a reconhecer que enfiar a Turquia pela União Europeia adentro deve estar absolutamente fora de questão, por todas as razões e mais uma...